Quando a Bia nem sentava ainda, eu já procurava atividades para estimulá-la. Assistindo a vários vídeos, lendo alguns blogs e artigos, acabei conhecendo as garrafas sensoriais. Achei super legal e fácil de fazer. Comecei a juntar garrafinhas e montei uma série dessas preciosidades sensoriais para Bia. Ela as tem até hoje e às vezes passa um bom tempo se divertindo as explorando.
Baseada no método Montessori, as garrafas sensoriais partem do princípio que as crianças pequenas exploram o mundo através das sensações. Elas precisam ver, tocar, sentir, cheirar, ouvir. Experimentar várias vezes e relacionar esse conhecimento com o mundo que as cerca.
A partir dos seis meses de idade, essa atividade já passa a interessar. E é bastante simples de fazer, basta um pouco de criatividade. Pega-se garrafas plásticas, de preferência, as garrafas cujo plástico seja um pouco mais resistente, pois elas vão sofrer quedas e outros desafios. Então, você as enche com diferentes materiais que possam chamar a atenção das crianças de forma distinta. Exemplo, água e miçangas coloridas para ativar a visão ou grãos de milho que ao serem chacoalhados estimulam a audição. As possibilidades são infinitas.
Cada garrafa ensina uma porção de coisas para as crianças. Vou exemplificar com algumas da garrafas que fiz para Bia. Ela tem uma garrafa que é uma mistura de óleo e água. Coloquei um pouco de corante na água para ficar mais estimulante visualmente. Essa garrafa, quando chacoalhada pela criança, mistura os dois elementos, mas, como sabemos, a água vai se separar do óleo e a criança vai acompanhando o processo. Também temos uma garrafa com água e detergente, quando é mexida, gera espuma. A água está com o corante vermelho, mas a espuma que se forma é branca. As crianças vão aprender que existem mudanças reversíveis e irreversíveis, pois espuma, aos poucos tornara a virar água e detergente. Temos ainda diferentes garrafas com objetos sólidos que provocam diferentes sons, milho no plástico, sal grosso na garrafa de metal, entre outros. Fiz também uma garrafa com detergente, a densidade é diferente e os objetos mexem mais lentamente na garrafa.
Vou deixar aqui um vídeo que me deu várias ideias.
São 26 minutos de ideias, nem todas compensam para bebês, porém, algumas são excelentes para crianças maiores. Dizem que as garrafas funcionam bem com crianças até cinco anos. Bom, posso dizer que a minha de dois ainda se interessa pelas dela. E certamente, com alguma criatividade, novas garrafas com diferentes aprendizados ainda a atrairiam.
Por isso, pode investir nessa brincadeira barata e fascinante. Tome apenas alguns cuidados, verifique a qualidade da garrafa para evitar acidentes. Passe cola quente na tampa para que a criança não consiga abrir a garrafa. E supervisione a atividade sempre.
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