faz bastante tempo que não posto uma dica de literatura infantil, então, hoje resolvi trazer um livro que está em todas as listas de sugestões de livros para crianças pequenas: Adivinha o quanto eu te amo.
Esse livrinho já tem mais de vinte anos no mercado e se tornou um clássico. Não é para menos. É um trabalho belíssimo. Tanto o texto do irlandês Sam McBratney quanto as ilustrações de Anita Jeram são de uma delicadeza e de uma qualidade invejáveis.
O livro conta um diálogo entre o Coelho Pai e o Coelhinho no momento que antecede a hora de dormir. O Coelhinho vai tentar mensurar fisicamente o quanto ama seu pai. E o Coelho pai, por ser maior, usando os mesmos exemplos do coelhinho, vai sempre dizer que ama ainda mais o filho.
A temática parece simples e é, porém, do ponto de vista infantil, o livro trata de questões bastante peculiares da fase. Por exemplo, a tentativa de lidar com as emoções e mensurá-las. Crianças pequenas ainda estão descobrindo as emoções e nem sempre sabem lidar com elas, qualquer tentativa de verbalizá-las é válida.
Além disso, podemos citar a questão da admiração que os pequeninos têm pelos pais. Que criança não vai se identificar com esse pai incrível que faz coisas que ela não consegue fazer?
Acho que o livro é uma excelente opção para a hora de dormir. É uma história tranquila. Fala de sentimentos. Uma ótima maneira de falar para criança de amor e do quanto ela é amada.
Esse foi um dos livros que sugeri no post sobre presentes de aniversário para crianças pequenas. A tia Ana leu e deu para a Bia. Assim como os outros da lista. Estamos encantados (obrigada, tia). Com tanto tempo de mercado, o livro tem várias versões. Essa que recebemos é maravilhosa, do tamanho das mãos da criança (os pequenos têm dificuldades motoras com livros grandes demais o que pode provocar acidentes e rasgos) e cartonado, ou seja, folhas duras. Isso facilita demais o manuseio e a conservação do livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário