Procurando dentro do blog

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Receita: Empada

Queridos amigos, desculpem-me pelo abandono, mas o retorno às aulas tirou meu chão. Ainda estou me readaptando à rotina. Tanto chego cansada demais, quanto não tenho tido lá muita inspiração para qualquer coisa.

Além disso, ando fascinada demais com o desempenho de Do Seu Lado no wattpad. Não faz nem um mês que cheguei por lá e a obra já tem mais de mil visualizações. Sei que o sonho completo de todo escritor é ganhar dinheiro com o que escreve, mas ser lida já é maravilhoso. Aos poucos, vou conquistando mais leitores e isso me deixa quase tão feliz quanto.

Se você tem wattpad, clica aqui e me encontra por lá. Você tanto vai poder ler Do Seu Lado quanto vai poder trocar umas figurinhas comigo. Que tal? Se você não faz ideia do que é wattpad, dá uma olhadinha nos meus posts anteriores. Eu explico mais ou menos. Tá aqui o link do post sobe o wattpad.

Por conta de tudo, essa semana os posts são curtos e objetivos. Sobre coisas que ando fazendo ou que fiz nessas últimas férias. E uma dessas coisas, foi empada.

Empada é uma comida que é tão facinha de fazer, mas que parece elaborada. Na verdade, parece que dá trabalho. Eu nem acho que dê. Mas talvez seja porque eu tenha as ferramentas certas. Sei lá! Vocês me dizem o que acham a respeito das famigeradas empadinhas.

Eu, particularmente, gosto dessas comidas em que se coloca a mão na massa para fazer. Sinto imenso prazer em amassar e moldar. Então, sempre que sinto vontade de fazer algo que leve um pouco mais de preparação para fazer, penso em receitas que envolvam essas tarefas.

A receita, devo confessar, não é minha. Apenas procurei no youtube uma que fosse extremamente simples. Vocês podem assistir ao mesmo vídeo que eu. Vou deixá-lo aqui no post em algum lugar.

Segui as orientações da fofa da Dona Lourdes, mas fiz apenas meia receita, porque não queria passar o restante das minhas férias comendo empada. Meia receita deu oito empadas dessas da foto. Bom demais para o jantar e ainda serve para congelar e levar para o trabalho.

Receita completa:
400 g de farinha de trigo
200 g de margarina
2 gemas
50 ml de água
sal

Mistura tudo isso numa tigela até dar o ponto de massa podre. Desgrudando das mãos. Aí leva para a geladeira por uns 15 minutos para a margarina endurecer um pouco e deixar moldar a massa. coloca nas formas. Recheia. Cobre com massa. E passa (pincela) uma gema com um pouco de leite por cima. Esse detalhe é que ajuda a empada a fechar, além de retirar as imperfeições. Deixa assar no forno (200 graus) por meia hora e está prontíssima!

No meu caso, não uso essas forminhas de metal. Nem tenho delas para falar a verdade. Uso minha inseparável forma de silicone, que uso do cupcake à empada.  Na foto, ela está até suja, de tanto que a requisito.

Com relação ao recheio, use o que lhe der na telha. Eu já fiz de palmito. Ficou ótimo! Mas, a tradicional é de frango, né? Não perco meu tempo preparando um frango só para isso. Geralmente, eu pego a sobra do jantar (quando é frango), passo no mixer mesmo e deixo em um pote no congelador. Quando dá vontade, só descongelo, dou uma reforçada no tempero, acrescento milho ou requeijão. E está pronto o recheio.

Espero que vocês façam em casa.

Se a sua criança for maiorzinha, ela vai adorar ajudar. Afinal, a receita não leva ingredientes perigosos e parece massinha de modelar. Experimente convidá-la para essa brincadeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário