Procurando dentro do blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Vida e Morte

Acredito que nascemos e morremos várias vezes, sempre com a finalidade de aprender, sempre na intenção de melhorar. Para além do que é fé e do que é religião, é fácil perceber, observando a vida seguir seu curso, que tudo é cíclico. Algo tem que terminar para uma coisa nova começar. Ou seja, cada dia é uma oportunidade nova de nascer e cada noite que chega é também um pouco de morte.

Carpe Diem. É uma mensagem antiga. Aproveite o tempo. Você que acredita na imortalidade da alma e você que acredita na finitude do corpo. No final, a ideia vale para os dois. Aproveite. Cresça e apareça. Faça da sua vida uma experiência incrível. Pois é impossível vivê-la novamente da mesma forma. Escolha adequadamente todas as pessoas que vão permanecer na sua jornada, já que você não pode determinar quem surgirá no seu caminho... 

O acaso é sim uma ferramenta do destino, mas é o livre arbítrio quem estabelece essa permanência. Esse querer bem que distância alguma afasta. Essa necessidade de estar junto mesmo quando não compartilhamos os mesmos ideais. O que estou tentando dizer é que a máxima de que "os amigos são a família que você escolhe" é verdadeira, na mesma proporção que a família são amigos que você não escolhe. Mas que o coração acolhe...

Quando essa pessoa de lancheira aí entrou na minha vida, tinham me dito que eu ia ficar no canto. E de fato, por causa dela, eu precisei dividir meu quarto, por causa dela, minhas bonecas foram riscadas e, por causa dela, eu não podia mais ser criancinha, já que era a vez dela de ser. Admito que eu preferia outro irmão. Os meninos são tão mais fáceis de lidar, tão mais simples emocionalmente... Mas quando eu a vi naquela maternidade, eu entendi que não podia ser diferente. E foi um amor tão grande que só fui entender muitos anos depois, quando eu fui mãe de verdade.

Minha irmã é tanta coisa minha que a palavra amiga não define. Somos pessoas completamente diferentes, eu sou de Áries e ela é de Aquário, isso já diz tanta coisa. Temos muito em comum também e até enxergo o quanto de mim ela absorveu pela convivência, mas a verdade é que a probabilidade de nós sequer nos conhecermos se não fôssemos irmãs é imensa. Eu sou do dia, ela é da noite. Eu jogava bola e ela caça Pokémon. Eu dançava gafieira e ela apresenta painel de cultura geek no SANA. 

E eu fico cá comigo pensando o quanto eu não teria perdido....

Essa é a criadora do menino-peixe, a pessoa que mandava cartão-postal pelo videocassete, a garota que organizava as suas Barbies para visitarem o Ken na penitenciária. Definitivamente, essa pessoa aí nunca foi uma qualquer. E eu fico feliz de ser uma das personagens principais da história dela e não mais uma das pessoas que ficam babando quando a escutam falar. Não sou mais um like nas fotos que ela posta. E sou, muitas vezes a chata que passa sermão e que a lembra que o mundo é maior do que o espaço cozinha-cama-computador e que tem um universo de possibilidades lá fora esperando por ela.

Até as pessoas incríveis, como todos vão concordar que ela é, acreditam às vezes que não são capazes. E isso não é defeito. Falhar, aliás, não é defeito, embora ninguém fale sobre as próprias falhas e os próprios erros, eles estão lá para fazer de nós o que somos da mesma maneira que fazem as conquistas. Sentir não é defeito. Admitir-se imperfeito é válido e muito corajoso. Rir de si mesmo é bom (até certo ponto). E seguir caminhos diferentes dos que lhe foram traçados é uma prova de coragem... Estou esperando ansiosamente pelo que está por vir, já que ela escolheu um caminho tão diferente do meu. E, com toda certeza, está morrendo de medo do próximo passo, já que esse ciclo se fecha. E todo ciclo que termina é uma morte.

Hoje morre a Thaís universitária. A Thaís que achava que não ia conseguir. A Thaís que se escondia detrás de uma porção de coisas, principalmente do próprio corpo. Você conseguiu. Cumpriu essa etapa. Pagou a última moeda do que todos esperavam de você. Está formada. Nasce hoje uma adulta, mesmo a contragosto. Nasce a Thaís profissional. A garota que já começa a mostrar seu talento nos figurinos por aí, que pensa em seguir a academia e mostrar suas ideias empoderadas para mais gente. 

Quero que saiba que continuo aqui para os cagaços e para os conselhos, para fazer churros e ler  (bem de vez em quando) aqueles livros tristes que você me aconselha. Quero que saiba que agora é a sua vez de ser referência para a Bia e que essa é uma responsabilidade que você vai tirar de letra sendo apenas você mesma. Sucesso! Lembre-se que sempre que conseguir um objetivo implica em falhar algumas vezes e que do chão ninguém passa. E é com os pés no chão que todos nós enfrentamos essa longa caminhada que é viver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário