Procurando dentro do blog

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Atividade: Pintura em gesso

Tem uma coisa muito bacana acontecendo em Fortaleza. As pessoas estão voltando a ocupar as praças e espaços públicos. Já não é mais tão raro encontrar pracinhas com uma estrutura (infelizmente a estrutura não é pública) para as crianças brincarem. Aqui perto de casa tem pelo menos dois lugares onde costumamos ir com Trenzinho da Alegria, pula-pula, piscina de bolinhas e pintura de gesso. Sempre que vamos a um desses lugares, a Bia acaba pintando uma pecinha de gesso. O gesso é muito baratinho e eu acho essa atividade o máximo. Por isso, resolvi reproduzi-la aqui em casa.

Comprei o gesso que é super barato (R$3,00/kg). Segui a instrução da embalagem e coloquei em forminhas de acetato. Essas forminhas são bem baratas também, menos de um real se você comprar no lugar certo, elas servem para fazer chocolate ou sabonete. Vendem em lojas de artesanato. As minhas são de flores e borboletas. Mas também usei uma forma de gelo que tinha aqui em casa no formato de frutas e um brinquedo de praia da Bia (aqueles de fazer bolinhos de areia) no formato de tartaruga e também deu certo.

O gesso seca bem rápido. Se você quiser, durante a secagem, pode colocar na peça um aro de latinha de refrigerante. Esse aro pode servir para você pendurar a peça em um prego na parede depois de pintado. Vai da criatividade de cada um. Eu usei a embalagem de sorvete para hidratar e mexer no gesso. Você precisa saber que, ao descartar o que sobrou, não use a sua pia, jogue na areia, pois ele entope os encanamentos. Em todo caso, você também pode comprar as peças já prontas.

Vamos à pintura.

Usei a tradicional piscininha de plástico azul e a inseparável caixa de papelão. A Bia ganhou esse avental de TNT em uma festinha de aniversário e usamos muito. Excelente ideia de lembrancinha. A lembrança da festa, aliás, era um cofrinho de porquinho de gesso para as crianças pintarem.

Com relação à tinta, usei uma dessas embalagens plásticas para transportar ovos para separar as cores (pode ser uma forma de gelo também). Eu evito usar os próprios potinhos das tintas, porque sei que a minha artista vai misturar as cores em algum momento, o que vai acabar estragando a tinta. Além disso, os potinhos vêm com muito mais tinta do que o necessário para atividade, deixá-los à disposição favorece a melequeira.

Ainda sobre tinta, coloque apenas três ou quatro cores à disposição da criança, mesmo que você tenha vinte cores de tinta em casa. Primeiro, porque misturar as cores é parte do aprendizado dessa atividade. e, em segundo lugar, porque opções demais, em qualquer tipo de situação, não somente na pintura, confundem as crianças pequenas. 

Depois de preparado o espaço, é só deixar acontecer. Deixo pincéis (um para mim e um para ela), pecinhas de gesso, copo com água para limpar a tinta na mudança de uma cor para outra e papel toalha à mão(o melhor amigo da mãe moderna).

Vou logo avisando que vai ter sujeira e que tem que acompanhar de perto. Bia não coloca a tinta na boca, mas, em algum momento, abandona o pincel e parte para o dedo. Sem falar que, uma vez, usei tinta para fazer um desenho no corpo dela e, desde então, ela repete o procedimento. Como já sei que o que vai acontecer, eu mesma desenho alguma coisa no rosto dela e deixo ela esfregar a tinta pelo corpo. O banho, obviamente, já está preparado para o passo seguinte. Prepare-se para esfregar, viu? A tinta é guache e fácil de sair, mas eles conseguem colocar tinta em cada canto que só vendo.

Eu sempre tenho várias pecinhas de gesso para, caso o interesse continue, ela tenha o que pintar. Ela fica concentrada por uma boa meia hora. Agora, aqui a atenção é constante, se não ela sai pintando colcha de cama, parede, e mais o que tiver pela frente.

E o que fazer com essas pecinhas depois? Há quem as acumule pela casa. As peças de pendurar na parede são mais fáceis de manter e de usar como decoração. Bem, as que faço aqui são bem pequenas. Eu as estou colocando em sacolinhas mimosas de tecido e as darei agora no natal para os amigos, tios, pessoas que cuidam da Bia durante um ano. Um presente feito por ela. Já dei o primeiro para a moça que trabalha na casa da minha avó e ajuda a cuidar da Bia, ela adorou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário