Procurando dentro do blog

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Atividade: Areia Comestível

Antes de qualquer coisa, tirei essa ideia de um dos meus canais favoritos do youtube o da Flavia Calina. Vou deixar o vídeo em que ela faz essa areia com a sua filha.

Essa areia é bem fácil de fazer e foi um sucesso aqui em casa. Como dito no vídeo, não é igual a areia do Sands Alive que já postei aqui. Porque a areia de brinquedo tem alguma coisa de elástico e essa não tem. Mas é maravilhosa mesmo assim, tanto porque dá para moldar, do mesmo jeito que a areia da praia, tanto porque se colocar na boca não tem problema já que ela é basicamente água e óleo.

Os ingredientes são:
Farinha de trigo - usei uma minha que estava vencida. Coloquei no microondas para matar os insetos que já a estavam habitando e deu certo. Tinha uns 700 gramas. 
Óleo - Qualquer um. Usei o de cozinha. Poderia ter sido outro. quem sabe até um cheirosinho como o de coco para dar um cheirinho. - Foi mais ou menos uma xícara. Você vai experimentando até dar liga de areia, mas sem ficar melequento.
Corante a base de óleo. - Os corantes alimentícios normais são a base de água. você deve se lembrar das aulas de química que água e óleo não se misturam. Se você colocar o corante normal vai fazer uma melequeira. Portanto, use um corante específico para chocolate. O chocolate também não aceita água. Os seus corantes são a base de óleo.



Estou colocando aí meu passo a passo. Misturar a farinha e o óleo até ficar na consistência de areia moldável. Depois, chegou a hora de colocar o corante. Eu fiz duas cores de areia, vermelha e verde. O corante, como vocês podem ver nas fotos, sai assim sólido. Ele vai dando a cor na medida em que se mistura.


Veja como dá para moldar. Fiz um copinho com a vermelha.
O corante.
 Cores misturadas, foi só montar a brincadeira. Já deixei a areia num potinho de plástico próprio, com alguns brinquedinhos: castelinhos, copos, colheres, pazinha. Enfim, tudo que se pode usar na praia

Usei a tradicional piscina azul. O que foi fundamental, pois a bagunça é grande. A Bia adorou. Brincamos por um bom tempo. ela não colocou na boca. Se tivesse colocado, não teria problema, a não ser pelo fato de que o gosto não é lá essas coisas.

No fim da brincadeira, recolhi o restante da areia e guardei no potinho plástico. Dá para brincar várias vezes já que farinha e óleo demoram bastante para estragar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário