Procurando dentro do blog

domingo, 11 de agosto de 2013

Will & Will: um nome, um destino


Terminei de ler esse livro agora e já vim logo escrever, embora ainda não saiba dizer exatamente o que eu achei sobre ele...


Com certeza, posso afirmar que é uma história criativa, tanto na forma que foi escrita quanto pelo que trata. 

Will & Will foi escrito numa parceria entre o queridinho dos adolescentes americanos, John Green, autor de A culpa é das estrelas, e o também famoso David Levithan, autor de Nick e Norah, que chegou até a virar filme. Só isso já deveria fazer com que o livro sumisse das livrarias, mas não sei o que acontece, nunca vi ninguém no Brasil comentando esse livro, não alguém que não o tenho lido em inglês.

Bom, tenho minhas suspeitas para explicar o motivo desse "abandono". Primeiro, a parte gráfica do livro. Eu adorei o tom de prata da capa, vai ficar lindo na estante, mas, na verdade, não é uma capa muito atrativa, pois não conseguimos antever nada da história. A única coisa que está em destaque são os nomes dos autores. O que, obviamente, não é o suficiente para atrair todo tipo de leitor.

Além disso, tem a história... E, talvez, o mercado editorial brasileiro seja puritano demais para investir pesado na publicidade numa história que fale sobre relacionamentos homossexuais. O livro não é exclusivamente sobre isso, mas trata sobre isso também. Um livro sobre casais gay para jovens no Brasil me parece demais mesmo. Já achei muito a publicação...

Vamos ao resumo. Will e Will são dois jovens que têm o mesmo nome: Will Grayson. Eles moram em cidades diferentes e têm vidas completamente diferentes. Um dia, pelo acaso do destino, eles se conhecem. Cada autor escreve um Will. Cada capítulo tem um Will diferente como protagonista. Vocês acreditam que tem gente que não consegue perceber isso? Mesmo o segundo Will escrevendo tudo com letra minúscula como se estivesse passando uma mensagem de texto? essa é uma das críticas ao livro... Gente-que-não-sabe-ler-e-reclama-dos-autores. É o problema de tentar ser original...

O Will 1, pelo jeito é escrito por Green, é um rapaz que fala pouco, que prefere não se envolver, meio ranzinza e que tem um melhor amigo para lá de bizarro: Tiny Cooper. Tiny é do time de futebol americano, enorme, de alto e de gordo, e super-mega-ômega gay, gay florzinha mesmo, gay de saltitar pelos corredores da escola, gay a ponto de conseguir financiamento da escola para montar um musical sobre a própria vida. Tiny e Will são amigos desde sempre e Tiny vive colocando Will nas mais fantásticas furadas. Só essa história eu já achei o máximo, afinal, que mal há em héteros e gays como amigos de infância? É um assunto delicado que ninguém quer tocar. Os gays sempre aparecem como amigos de mulheres e isso é uma forma de preconceito.

Já o Will 2 é bem mais chatinho. Ele toma remédios para depressão (seria impossível um livro para essa geração sem pelo menos uma doencinha, não é mesmo?) e está se descobrindo gay. É um chato que não se abre para os amigos e vive reclamando da vida o tempo inteiro. Tudo bem, é uma fase difícil e ele está com raiva de todos. Mesmo assim, ele tem umas tiradas irônicas muito engraçadas. 

Will 2 está apaixonado por um cara da internet e quando vai conhecê-lo, leva um fora e acaba esbarrando em Will Grayson. A partir daí, não posso falar, pois é você que tem que ler. 

Eu gostei e recomendo, principalmente pela originalidade do tema. Se você, entretanto, não consegue nem ler sobre beijo gay que já se coça todinho de preconceito, então, esse livro não é para você.

3 comentários:

  1. valha q legal! adorei e ja vou compra-lo.
    e outro do Green, vc leu? (quem é vc alasca)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse não li, não me empolguei muto com as resenhas a respeito de quem é você alasca, mas esse que va sair agora em português: cidade de papel (papertown), minha irmã diz que é muito bom!

      Excluir
  2. ja li o will e will (por causa de vc) e terminei de ler cidade de papel! adorei!
    na verdade, acho q sou apaixonada por Green....rsrsrs

    ResponderExcluir