Procurando dentro do blog

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

As aulas começaram

Passei boa parte do tempo de escrita desse post procurando uma charge para ilustrá-lo. Queria uma imagem positiva ou ao menos neutra sobre a relação escolar, mas não foi nada fácil encontrar. Que instituição desvalorizada, não é mesmo? Por isso mesmo a quantidade de charges ironizando a situação do professor, o preço exorbitante do material escolar, a violência dentro dos muros dos colégios. Enfim, uma quantidade absurda de motivos para fugir desse ambiente. Para criticá-lo. Para denegri-lo.

Eu gosto muito do ambiente escolar. Adoro o primeiro dia de aula. E trabalho numa escola pública. Então, posso desmitificar algumas generalizações que se fazem usando essa palavra "maioria". Acho que meu trabalho é um dos mais gostosos que existem. Nunca é igual, mesmo que eu faça a mesma coisa ano após ano. O aluno é uma variável simplesmente impossível de ser isolada. E o contexto sempre muda e sempre é surpreendente, até quando age da forma mais esperada. Exemplo, um aluno nerd, ele sempre existe, sempre gosta de estudar, mas, às vezes, ele sofre bullying, às vezes é o líder da sala, às vezes te desafia, às vezes é submisso a tudo que você diz. Os papéis são assumidos por diferentes indivíduos a cada ano. E é tudo diferente por causa disso. Nós, professores, temos que descobrir a dinâmica de cada sala, de cada um.

Por isso, o primeiro dia de aula é sempre um recomeço. Seja no berçário, com os pais mais nervosos do que as crianças. Trabalhei em escola infantil. Sei como é ter que praticamente enxotar os pais mais ansiosos. Não precisa disso, gente. Escolha a escola com confiança e deixe a coisa toda acontecer de coração aberto. As crianças se adaptam rápido. Basta acompanhar de perto (não tão perto assim, deixa a professora trabalhar) e vai dar tudo certo. Seja na educação infantil, Bia está nesse momento, todo dia tem chorinho. Afinal, depois de dois meses de grude, enfrentar o desconhecido sem papai e mamãe é tão difícil, não é mesmo? Seja no ensino médio, com as matérias novas, com os compromissos que assumimos sozinhos pela primeira vez, com o desespero de não estar na mesma sala do best. Seja na faculdade, onde o futuro começa...

Esse ano, não escrevi nada para os meus alunos que terminaram o terceiro ano. Nunca é tarde. Acho que é um privilégio colaborar com o desenvolvimento de vocês. Adoro "vampirizar" a juventude e a inocência desses jovens. Tantos deles tão carentes de direcionamento. As pessoas gostam de falar de dinheiro quando se trata de escola pública, isso é de fato uma verdade. Mas, vejo ali, no meu colégio periférico, coisas que muitas vezes não encontro nas particulares, vejo pais presentes. Pessoas que investem mais do que dinheiro na educação dos seus filhos. É uma das coisas mais comuns na instituição que trabalho, o pai que não sabe o que fazer para tornar o sonho do filho real, que não sabe como guiá-lo pelo universo do Enem, do sisu, do fies, mas que vai fazer o que for preciso para que o filho tenha o direito de alcançá-lo. Nesse sentido, acho que meus alunos são privilegiados. Muitos deles serão o primeiro da família a concluir o ensino superior. Espero que vocês tenham consciência do quanto isso é importante, tanto para seus pais que partilham das suas conquistas, quanto para as próximas gerações para quem vocês servirão de espelho.

Eu e meus colegas somos a ponte entre a vontade e a informação. Gosto de me ver como esse espelho que reflete o seu futuro. Minha pontualidade. Meu compromisso. Minha retidão de caráter. Meu conteúdo. Minha vontade de fazer o que gosto. É o que reflito de melhor em mim para vocês copiarem. Meus inúmeros defeitos vocês podem ignorar. Fiquem com os de vocês mesmos. E desejo tudo de bom nesse novo recomeço. Na universidade. No cursinho. Ou simplesmente na vida. Que vocês sejam sementes de um mundo novo: mais tolerante, mais empático, mais cidadão. Saiba que deixaram um pouco de vocês em mim e espero ter deixado algo de mim em vocês, mais coisas boas do que ruins...

E, para meus novos alunos, aos quais nem conheço ainda, temos um ano inteiro pela frente. O ano mais importante. Espero empolgação. Saibam de antemão que ganho pouco, mas me divirto. Então, vá logo se preparando para um ano de diferentes emoções. Lembre-se que o sofrimento une as pessoas e que amizade verdadeira é aquela que supera os micos. No mais, estou ansiosa por recebê-los, explorá-los, conhecê-los e para ensinar-lhes o pouco que sei.

Bom recomeço para todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário