Procurando dentro do blog

sexta-feira, 29 de março de 2013

Fazendo meu filme 1 - a estreia de Fani

Já tinha dito anteriormente, mais exatamente quando li Apaixonada por palavras, que estava muito interessada em ler a Paula Pimenta ficção. Não me arrependi, esse livro é uma gracinha. 

Paula Pimenta tem um ritmo gostoso de escrita, bastante coerente com a faixa etária do público e de uma simplicidade que convence. Na verdade, a única coisa que não gostei foi o nome da personagem principal: Estefânia. Maldade!

Um pouquinho da história desse livro, Fani é uma garota de 16 anos que não tem muitos amigos. Também não é uma isolada social, apenas prefere qualidade ao invés de quantidade. Ela tem poucos problemas grandes e suas preocupações são as questões comuns da adolescência. Adora cinema, principalmente filmes de amor, muitos dos filmes da lista dela também estão na minha. E é apaixonada pelo professor de Biologia.

Esse fato eu achei engraçado. Quando eu era adolescente, nunca me interessei pelos professores e sequer notava que minhas amigas o fossem. Certa vez, eu tive até um professor de Biologia mais jovem, quem sabe ele fosse até bonito. Eu nunca me interessei. Hoje, como professora, vivo o oposto da moeda. Meus amigos professores "bonitos" sofrem um assédio digno de celebridade. É impressionante como as meninas se apaixonam fácil. Verdade que Freud explica muito dessa relação entre o amor e o poder, mesmo assim, não deixa de ser engraçado as tentativas vãs dessas meninas. Elas estão cada vez mais assanhadas.

Meninas, se vocês estão nessa situação, fica a dica: vão atrás de um cara da sua idade. Professores, mesmo os que são poucos anos mais velhos do que vocês, têm outros anseios, estão em outra fase da vida. Na maioria dos casos, gostam de fazer vocês de brinquedo. Vocês não passam de algo para inflar o ego (Freud realmente explica muita coisa). Conselho de tia: vão descobrir a vida com alguém que as mereça. Eu que estou do lado de cá da sala do professores, posso garantir, em noventa por cento dos casos, não vale a pena.

Voltando a falar da Fani. Ela passa para fazer um intercâmbio na Inglaterra e no meio desse processo de mudança, descobre que está apaixonada pelo seu melhor amigo. Daí pra frente, você mesmo vai ter que descobrir que bicho dá. Eu, particularmente, gostei bastante.

Foi um livro bem leve. Queria saber falar de amor com tamanha simplicidade. Nos meus romances, tudo é sempre complicado, o amor é intenso, aqui não, é leve e extremamente adolescente. Recomendo demais. Com certeza, vou ler o restante da coleção.  

Um comentário:

  1. Gostei, principalmente da parte que você fala dos alunos e professores. É por isso que eu acho que você se daria bem escrevendo sobre outros assuntos, não só resenhas. :D

    ResponderExcluir