Procurando dentro do blog

terça-feira, 12 de abril de 2016

Exposição Hélio Oiticica - Espaço Unifor

Na semana passada, antes da gripe pegar a Bia de jeito, depois de muito enrolar (na verdade, nunca dava certo), resolvemos ir à exposição do Hélio Oiticica no Espaço Unifor.

A coleção de arte dos Queiroz é impressionante por si só. Conta com artistas renomados de Botero a Vik Muniz. Com várias obras bacanas em exposição na Unifor. E, muito pelo fato de ser uma fundação, a Unifor investe em diferentes mostras de arte durante o ano. É o caso da Estrutura Corpo Cor do Oiticica que está lá atualmente.

Hélio Oiticica é um dos maiores nomes das artes plásticas brasileiras. Alguém que fez frente com sua obra ao regime ditatorial brasileiro. Aos meus alunos, indico a ida. E a leitura sobre o artista. Esse ano é um ano propício para questões sobre ditadura no ENEM devido às atuais conjecturas políticas e ao apoio das universidades federais (cujos professores fazem as questões do certame) à manutenção do atual governo.


Aviso, entretanto, que é uma experiência bem clichê em termos de artes plásticas. Será exatamente aquilo que você espera. Um monte de coisa sem explicação. Garrafa com água colorida cercada por arame. Um pote de conchas. E um monte de terra. Ou seja, o sentido passou foi longe.

Oiticica tem instalações mais interessantes do que as que vieram. Mesmo assim, tem umas duas ou três obras interativas que vão valer a visita e a foto no facebook. 

Com relação a crianças, o espaço está mais adaptado para recebê-las do que em exposições anteriores. Além das obras em si. Algumas, como eu já disse, são interativas. foi montado uma sala com oficinas, onde os monitores deixam as crianças montarem parangolés e interagir com cola e papel, imitando obras ou dando a elas novas interpretações.

Foi um passeio bem legal. Bia demorou um pouco para se soltar, mas acabou se divertindo. Em todo caso, vale a ida pelo simples fato de formar um público. Fiquei feliz, pois no momento em que estávamos lá, vimos vários pais com crianças pequenas. Sinal dos tempos.



Hélio Oiticica – Estrutura Corpo Cor
Abertura | 26 de janeiro de 2016, às 19hVisitação | 27 de janeiro a 1º de maio de 2016Local | Espaço Cultural Airton Queiroz (Av. Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz)Aberto ao públicoMais informações | 3477.3319

Nenhum comentário:

Postar um comentário