Procurando dentro do blog

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Música e trabalho de composição

Uma coisa interessante sobre o meu trabalho de composição é a relação com a música. Bem, gente, ela é tão grande que todos os meus romances têm nomes de músicas de Nando Reis. Inclusive o Pra você guardei o amor, não, eu não inventei esse título breguinha! Essas músicas servem de base e inspiração para o meu processo de criar e costurar histórias e personagens.

Como nas novelas e filmes, meus capítulos e personagens são embalados por músicas que nem sempre aparecem. Porque nem sempre dá para encaixá-las na sequência narrativa, mas escuto uma centena de vezes cada uma delas no processo de escrever essas sequências. E elas contaminam o cenário como um todo. É o caso de Meu Universo é Você e Os corações não são iguais do Roupa Nova. Essas músicas são a base de composição do personagem Vinícios.  Veja você mesmo como se relacionam.

Elas nem combinam tanto assim com o público que lê minhas histórias, embora grandes músicas não tenham necessariamente tempo de validade, mesmo assim, fazem parte do meu processo criativo. Já pensei em colocar essa lista no final dos livros. Já pensei em batizar os capítulos com os nomes delas. Mas achei desnecessário.

Que fique claro, entretanto, que respeito plenamente o direito do leitor de escolher ele mesmo a trilha sonora daquilo que está lendo. Mas acho que é legal saber um pouco de o que eu estava ouvindo quando escrevi cada personagem. Milena, por exemplo, para mim, é referência clara a Burguesinha de Seu Jorge e o Felipe tem a voz mansa e a determinação da letra de Jason Mraz em I won't give up

I won't give up eu consegui encaixar no livro em uma das minhas cenas favoritas. E era uma coisa que eu ficava me perguntando o tempo todo, se as pessoas que liam iam atrás de ouvi-las, se sabiam que música eram, se as relacionavam com os personagens. Eu mesma, quando leio Paula Pimenta, que adora colocar referências a músicas, nunca vou atrás de ouvi-las. Para mim, não faz diferença.

Mas as pessoas são diferentes, a primeira pessoa a se referir ao encaixe perfeito entre cena e música foi uma aluna minha deste ano, a Eduarda. Assim como eu, ela gosta da cena de I won't give up. Ela me disse que desceria na mesma hora se um cara tocasse essa música na janela dela. Eu também. Eu também. Eu também.

Depois disso, ela e a Bruna, quando leram o Por Onde Andei, disseram que as músicas eram perfeitas para a história. O livro tem várias cenas de dança e é óbvio que as músicas se encaixam com as coreografias, mas tem duas músicas no livro que, a meu ver, são fundamentais para compreender a relação de Kadu e Bruna. Here with me de Dido, quando eles transam pela primeira vez, essa música tem o ritmo deles. E Por um minuto de Bruno e Marrone. Que é exatamente eles dois. A História deles dois. Eu não a conhecia antes de escrever, mas bastou ouvi-la uma vez para saber que seria a música da final da Dança das Celebridades.

Para Resposta, tenho ouvido muita coisa. As músicas recentes me ajudam a deixar os romances atuais. As antigas dão às histórias uma atemporalidade que me interessa. Ainda não sei como as músicas se encaixarão na narrativa, mas, certamente, estarão todas de uma forma ou de outra entranhadas na história. 

Veja uma parte da lista:

Always on my mind - Elvis
Camarote - Wesley Safadão
Que sorte a nossa - Paula Mattos


Nenhum comentário:

Postar um comentário