Procurando dentro do blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Atividade: gelatina


A sugestão de atividade de hoje é super simples, barata, divertida até não poder mais, porém, exige preparação prévia e disposição para lidar com bagunça, afinal, bagunça é o objetivo. Trata-se de uma caça ao tesouro dentro da gelatina.

Todo mundo sabe o quanto é importante a estimulação sensorial em bebês. Eles precisam descobrir o mundo, como estão limitados pela fragilidade de seus corpos, somos nós que devemos apresentar o maior número de substâncias a eles. Eu contei os dias para apresentar a gelatina à Bia.

Gelatina é o máximo. Quem não se sente tentado a ficar brincando de tremer a gelatina na colher? Quem não gostaria de pisar numa piscina de gelatina? É irresistível! A textura e as cores fortes nos seduzem e farão o maior sucesso com os pequeninos. Além de ser supersaudável. Veja aqui alguns benefícios inacreditáveis da gelatina. Meu único cuidado foi com os corantes. Esperei o pediatra liberar. Até hoje, exponho parcialmente a Bia ao corantes (não só da gelatina), porque na minha família é recorrente casos de alergia.

A primeira vez que fiz essa atividade, minha filha tinha onze meses e foi muito legal, apesar de ter demorado um pouco para que ela se interessasse. Às vezes, gente, isso acontece, nós nos preparamos com todo o entusiamo e a criança nem liga. Vale sempre dar uma insistida, mas também é necessário saber reconhecer a derrota. Eles têm vontade própria. Não quer de jeito nenhum, deixa para lá. Senão a diversão se torna obrigação e perde a graça e o sentido. No meu caso, inicialmente, a Bia não quis meter a mão na gelatina. Teve medo, talvez, vai saber. Daí, eu dei uma colher e a coisa começou a funcionar melhor.

Para organizar a brincadeira, basta fazer a gelatina, colocar num recipiente transparente (não é obrigatório, mas é melhor, porque a criança, principalmente as menores, podem ver o que tem dentro) e deixar pequeno brinquedinhos a serem explorados dentro da gelatina. Na primeira vez, coloquei uma pulseira de silicone, um medidor de leite (daqueles que vem na lata de fórmula) e uma colher. Não precisa inovar, o foco é a gelatina. 

Refiz essa atividade recentemente. Dessa vez, com a Bia mais velha, coloquei frutas vermelhas dentro da gelatina. O sucesso se repetiu. Com onze meses, Bia quase não colocou a gelatina na boca. Ela, depois do receio inicial, deteve-se em escavar a gelatina até conseguir tirar o último brinquedinho. Ficou mais do que satisfeita de ter executado a tarefa sozinha. A bagunça foi grande. A fralda ficou absolutamente toda verde.

Agora, Bia comeu bastante da gelatina antes de começar a brincar. Adorei o esforço que ela fez para levar a gelatina à boca com a colher. Excelente exercício de coordenação. Quando estava satisfeita (é gelatina demais para comer sozinha), a brincadeira começou. Dessa vez, muito mais solta. Explorou de todas as formas. Até meteu o pé dentro de copo plástico. E, ao achar as frutas, a festa foi maior ainda. Ela não as comeu (já deveria estar cheia). Mas adorou o barulho que faziam quando eram esmagadas pelas mãos.

Mais uma vez, usei a super piscina azul de plástico. Depois da farra, foi só jogar debaixo do chuveiro tanto a criança quanto a piscina. A farra foi grande, mas é preciso ficar de olho na sujeira, principalmente com as crianças que já andam, pois sair procurando mancha de gelatina pela casa não é das atividades mais prazerosas.

Espero que tenham gostado. Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário