Procurando dentro do blog

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Pré-carnaval infantil - Casa José de Alencar


Hoje a dica é de um dos nossos programas favoritos dessa época do ano: o pré-carnaval infantil. Fortaleza, nos últimos anos, vem aprendendo a aproveitar melhor os espaços públicos. Movimento que eu apoio demais. E essa iniciativa passa também pelo carnaval de rua. De bairro. Os blocos temáticos. Dentro dessa perspectiva, existe uma revitalização do carnaval infantil. Aquele com confete e serpentina e as crianças fantasiadas dançando musiquinhas de criança e correndo livres por espaços abertos. 
A Casa José de Alencar e o Passeio Público são dois dos lugares onde esse pré-carnaval infantil acontece. E é um sucesso! Adoramos ir com a Bia. Nunca fomos ao do Passeio Público, mas na Casa José de Alencar nós já fomos várias vezes. Se você está na dúvida de ir, vou explicar como funciona.

Para começo de conversa, o evento é gratuito e só por isso já vale a tentativa. Trata-se de uma banda (Grupo Adoleta) tocando sucessos de carnaval (marchinhas antigas) e músicas infantis. Nada de duplo sentido e rebolação. O som é razoável para o espaço aberto. Os bebês pequenos, dependendo do lugar escolhido para ficar, não se sentirão incomodados. 

Os pais colocam as fantasias nas crianças que dançam, correm, sobem nas árvores, fazem amizades ou apenas param para o lanche e desfrutar a natureza. A maioria dos grupos vai bem preparada, com toalha para estender no chão perto de uma sombra de árvore frondosa, água, lanche, algum brinquedo e disposição para correr atrás dos pequenos.

O lugar fica cheio e pode ser difícil estacionar. Mas dentro, o espaço é amplo e sempre dá para arranjar um lugarzinho confortável. Esse ano, o pátio da Casa está sendo reformado. Então, o evento inteiro está acontecendo no gramado. Porém, a estrutura continua boa. A organização colocou pequenos toldos e a sombra é farta. A criançada aproveita muito.

É possível comprar confetes, serpentinas, apitos, bolha de sabão, água e outros víveres. Mas, ainda bem, aquela espuminha maldita típica do carnaval é proibida por conta das alergias. Ou seja, é tudo muito civilizado e proveitoso.

O pré-carnaval infantil acontecerá em todos os domingos de janeiro. Bia já separou as suas fantasias. A festinha começa por volta das nove da manhã e vai até o meio-dia. Depois, alguns pais almoçam no restaurante regional que a Casa oferece. Nós, geralmente, almoçamos em casa mesmo já que é pertinho. Pois, com tanta farra, basta um banho relaxante e um bom prato para a pequena dormir o sono dos justos tarde afora. Ou seja, barato e cumpre muito bem o objetivo.

Indico muito. Tanto pelo programa, quanto porque é uma excelente oportunidade de conhecer outros pais com filhos pequenos. Essa é uma das atividades que demonstra que Fortaleza não é uma cidade tão grande assim. É impossível ir e não encontrar conhecidos. As crianças brincam e a gente conversa num total clima de segurança. Dessa vez, tivemos o prazer de encontrar a Soraya, o João e a pequena Luna. Luna e Bia dividiram um chá de faz-de-conta com bolacha maisena. E quem sabe daí não surge uma amizade, não é não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário