Procurando dentro do blog

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Tesourinha e a Bruxa

Adoro essa autora: Diana Wynne Jones. Para mim, o Brasil, no seu afã de consumo e pouca consciência literária, deixa-a num lugar obscuro das prateleiras, mesmo tendo publicado as maravilhosas séries Os Mundos de Crestomanci e O Castelo Animado. Para você que gosta de fantasia, vale demais a leitura.

Diana, que morreu em 2011, foi aluna de C.S. Lewis (Crônicas de Nárnia) e Tolkien (se não sabe quem é, saia do meu blog). Ela escreveu mais de quarenta livros de uma fantasia pura, harmonizando mágica, universos paralelos, criaturas incríveis, de uma maneira espetacularmente criativa.

Esse livro aí do lado é um continho infantil. Sobre uma menina esperta que é feliz vivendo em um orfanato, mas, de repente, é adotada por uma bruxa e um demônio. A mágica funciona nesse universo sem questionamento, exatamente como funciona na cabeça das crianças. Elas certamente vão se identificar com as espertezas da menina que tenta sobreviver nesse novo contexto caótico de gatos pretos, caldeirões e castigos mágicos. O final é bastante inusitado para quem domina o gênero fantasia, mas as crianças vão aceitá-lo com facilidade.

Tesourinha e a Bruxa tem um trabalho gráfico primoroso. É um livro lindo  de se ver. Letras grandes, espaçamento duplo, páginas curtas, ilustrações encantadoras. Tudo para facilitar o processo para esse público em contato recente com a leitura. Acho que ele é indicado para crianças de nove/dez anos. Agora, cuidado na hora de comprar. Como já disse anteriormente, nessa faixa etária, é importante acertar no interesse da criança, ou se corre o risco de dar um presente que ela vai considerar enfadonho. E piorar a relação com a leitura. Caso magia seja de interesse, é uma boa proposta.

Editora: Galera Júnior
124 páginas
Preço: R$28,90


Nenhum comentário:

Postar um comentário