Procurando dentro do blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Até as princesas soltam pum

Minha dica de leitura hoje é de um livro superconhecido. Mas se por um acaso do acaso a sua criança não conhece, trate de adquirir porque vale muito a pena. Trata-se do maravilhoso Até as princesas soltam pum da editora Brinque-book.

Gente, esse é imperdível mesmo. Primeiro, porque ninguém resiste a uma piada de pum. Vamos assumir que uma boa piada de peido é para lá de divertido. Acho até que o pum é uma das prova de que Deus tem senso de humor. O barulhinho constrangedor deve ter sido desenhado pela divindade criadora com o claro objetivo de causar boas risadas.

Além disso, é um livro com valores feministas. Eu, particularmente, tenho um cuidado todo especial na escolha dos temas que levo para a minha filha, pois tenho consciência do papel deles na formação da minha pequena. E a ideia de que as mulheres não precisam seguir rígidos padrões de conduta é uma dos assuntos que considero mais do que relevantes na formação da Bia.

Se eu puder escolher, prefiro não criar uma princesa num mundo exclusivamente cor-de-rosa. O benefício da coroa é um fardo pesado demais para nossas meninas carregarem. A eterna delicadeza, gentileza, educação, submissão aos valores, o portar-se corretamente, o vestir-se adequadamente, esperar o príncipe encantado... Sei lá! Tudo isso me parece uma prisão de rosas, lilases e boas maneiras em que eu não pretendo trancafiar minha filha. 

A determinação de gênero em tão tenra infância não me seduz nem um pouquinho. Por mim, a Bia vai ser sereia, pirata, Tartaruga Ninja e, se ela quiser, até princesa. Mas, definitivamente, não estou criando uma princesinha. E esse livro tem tudo a ver com essas ideias.

Até as princesas soltam pum é a história de Laura, uma menina curiosa que fica encafifada com uma afirmação que ouviu no colégio de que a Cinderela  era uma peidona. O pai de Laura, então, pega um livro especial na estante, o livro secretíssimo da princesas. No capítulo que trata de problemas no trato gastro-intestinal das princesas, ficamos sabendo como os contos de fada deram uma disfarçada nas flatulências das princesas. Cinderela, por exemplo, teve seu peido camuflado no badalar do sinos à meia-noite. Já a Pequena Sereia, todas as vezes em que precisava soltar um, pulava no mar e botava a culpa das bolhinhas nas algas.

As crianças a partir de quatro anos vão simplesmente amar esse livro. Nessa altura, elas já conhecem muito bem os contos de fada e qualquer mudança na história as excita. E para completar, ainda tem conversa de pum. Que criança não gosta de piada de pum? Eu mesma, morro de rir todas as vezes com as adaptações que são muito bem contextualizadas.

É garantia de sucesso. 

Vou deixar para vocês o vídeo em que a Carol Levi conta a história do livro.

Beijos de luz!



Nenhum comentário:

Postar um comentário