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segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Atividade de Transferência de Sólidos


Concentração. Palavrinha mágica para quem tem crianças pequenas. E como é difícil que foquem por alguns minutos em uma atividade. Psicólogos, aliás, já alertam para a super estimulação dessa geração. 

Para eles, tudo canta, tudo dança, tudo interage, tudo responde, tudo brilha e tudo pisca. Como esperar que essas pessoinhas gostem de ler? Como se pretende que elas aprendam a imaginar por conta própria? E no futuro, como convencê-las a fazer cálculos matemáticos ou estudar por um livro que não tem botões?

A atividade de hoje convida a refletir sobre isso. A sobrecarga de estímulos não é benéfica, pelo contrário, é estafante para a criança e pode ser prejudicial, se a impede de se desenvolver. Por isso, a atividade que compartilho com vocês será, ao mesmo tempo, sobre diminuir a quantidade de estímulos e sobre concentração. 

É bem simples. Basta separar em uma tigela ou bacia algum material sólido ( nas fotos estou usando macarrão gravatinha, mas já usei arroz, lentilha, milho), gosto de usar comida porque, se minha filha colocar na boca não tem problema. Mas ela não coloca. Nunca colocou. Fica entretida demais e já passou dessa fase de colocar tudo, toda hora, na boca.

Então, você disponibiliza para a criança potinhos de diferentes tamanhos e formatos, assim como colheres ou pazinhas (também de variados tamanhos). 

Eu costumo fazer atividades com a Bia dentro dessa piscina de plástico azul que vocês estão vendo aí nas fotos. Facilita na hora de limpar. Caso suje, só jogo debaixo do chuveiro e está ótimo ( a sugestão do vídeo é usar um lençol, caso não tenha a piscininha). Além disso, ela está acostumada à piscina. E todas as vezes em que eu a pego, Bia vai logo se empolgando, porque sabe que vem alguma atividade bacana. Rotina é tudo!

No mais, é só deixar a criança interagir com os objetos. Eu nem interfiro. Ela passa uma bom tempo tentando colocar os grãos nos potinhos, transportá-los com as colheres. Às vezes, a maneira como os grãos ou macarrões se arrumam nos potes chama a sua atenção. Ou seja, coordenação motora fina e concentração sendo trabalhadas. Além, claro, a questão física do conhecimento dos sólidos. SUCESSO TOTAL!!! 

Nunca imaginei que seria assim. Eu pude descobrir, na prática, o poder que uma criança concentrada tem. Vi essa atividade em um vídeo, achei bacana, reproduzi em casa e deu MUITO certo. A tal ponto de que a repeti várias vezes com outros materiais. A Bia simplesmente adora. Geralmente, ela passa quarenta minutos concentrada, sem nem notar que eu existo. Posso bater fotos, cantar, que ela não está nem aí. Percebam que ela nem olha para a câmera.

É uma atividade fantástica para os dias de chuva. Ou para aqueles momentos em que a criança está elétrica e a hora de dormir está chegando. Desacelera na hora. 


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