Procurando dentro do blog

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Banco Itaú - Leia para uma criança

Desde que descobri, uns três anos atrás, que o Banco Itaú tinha essa iniciativa, todos os anos peço minha coleção. A proposta, caso você não conheça, é dar livros para que os adultos possam ler para suas crianças, sejam elas filhos, sobrinhos ou vizinhos. 

Achei a ideia maravilhosa. Tanto porque o livro infantil é realmente caro. Principalmente se colocado em perspectiva com o livro adulto que "tem muito mais páginas". Sei que ali existe todo um outro trabalho de ilustração, de adaptação de linguagem, mas ainda assim não justifica os preços.

Além disso, o incentivo atinge diretamente o problema da questão da leitura no Brasil. Adultos não-leitores que não valorizam o ato de ler. Recebendo os livros de graça, acabam-se todas as desculpas para não se ler para uma criança.

O site, aliás, traz até recursos para ajudar os adultos na tarefa. Os que são encabulados. Os que não sabem o que fazer. Tanto tem textos motivadores, dando uma forcinha para se soltar na tarefa de ler, quanto tem aplicativos de celular com boquinhas e sonoplastia para animar a brincadeira.

Todos os anos, uma nova coleção é lançada, com livros nacionais muito bons. O que de quebra ainda valoriza os escritores daqui. Os livros deste ano são esses aí:


Se você nunca pediu, pode pedir. Chega mesmo. Já recebi a minha. E, para completar, ainda vem em um envelope lindo com selos de princesa e o remetente é o príncipe sapo. Encantador! Às vezes, quando a esmola é demais, o santo desconfia. Você pode pensar que vai receber propagandas ou outro tipo de inconveniente do banco. Não acontece. Comigo nunca aconteceu, pelo menos. Pode pedir tranquilo.

E é fácil, basta preencher um formulário, nome, endereço de entrega, relação com as crianças para quem você vai ler. Não se preocupe. Você vai receber de qualquer jeito, não precisa dizer que tem muitas crianças, nem que são seus filhos ao invés de sobrinhos, por exemplo. Acho que esse tipo de dado é somente para estatísticas internas.

Estou deixando o link para facilitar sua vida. Peça mesmo!

Peça sua coleção aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário