Procurando dentro do blog

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Atividade: bolinho de chuva assado

Hoje vou trazer mais uma receita para vocês, gente.

Nesse período que estou em casa, tenho cozinhado mais. Acho que a cozinha é um lugar de amor. Além disso, tive um professor na faculdade que dizia que Howard Garder, autor da teoria das múltiplas inteligências, esqueceu-se de falar sobre uma inteligência culinária. Concordo com esse professor, pois cozinha é bem mais do que simplesmente seguir receitas. Cozinhar é saber traçar proporções e enfrentar imprevistos, envolve improviso e técnica numa proporção que encanta. E não é para todos: definitivamente. Taí o sucesso de programas como Master Chef para provar.

Gosto também que a Bia me veja cozinhando. Que ela interaja com a cozinha e com os ingredientes. Embora eu ainda não tenha conseguido a atenção para uma receita inteira, ela gosta de ver e de mexer a massa. Mas, por enquanto, gosta mais da farra de lavar os pratos (Deus conserve). Acho, porém, que sentir o cheiro da comida e experimentar algo feito especialmente para ela é uma experiência marcante. Crianças absorvem tudo e de uma forma que nem calculamos. Entrar em contato com a cozinha logo cedo é importante, li um estudo, por exemplo, que diz que crianças que interagem com sua própria comida fazem escolhas alimentares mais saudáveis. E acredito nisso. Também li, dessa vez no Facebook, que se queremos filhos saudáveis devemos desembrulhar menos e descascar mais. Eis outra verdade.
Mas como cozinhar sem tempo? Como cuidar de uma criança e cozinhar? Como fazer eles comerem de forma saudável? Perguntas que me assolam, pode ter certeza. Para completar, no meu caso, como lidar com uma criança comendo saudável e pais que comem porcaria. Lutamos para encontrar o meio termo todos os dias. E nossos hábitos alimentares hoje são melhores por causa dela. Mas também já relaxamos um pouco com ela também. (Observação: eu era dessas malucas do açúcar refinado zero. Bia acabou tendo alguns - poucos - problemas com seu peso. O pediatra sugeriu um pouco mais de permissividade. Deu certo para nós).

Perto dos dois anos, Bia demonstra seus gostos de maneira bem enfática. Come absolutamente todas as frutas, o que é ótimo. Mas é capaz de um ataque diante de um molho vermelho de macarrão que até poucos meses atrás ela adorava. Vai entender. Respira. Conta até dez. E oferece de novo depois de um tempo. Fazer o quê? Então, deixo claro à princípio que Bia não é fã de doces e nem de carnes. Minha filha nasceu natureba e fitness. E isso é algo com o qual teremos de lidar. E que pretendemos não estragar tão cedo.

Sei que parte disso é mérito meu. Eu realmente me esforcei na introdução alimentar. Acreditei que podia fazer e ela respondeu bem até demais. Sei também que tem uma parte dela e que existe toda uma pressão social que enfrentaremos cedo ou tarde. Como conviver numa família em que a criança rejeita um brigadeiro? Por isso, alimentação infantil é um assunto que me interessa por demais. Quero encontrar com ela um caminho do meio, antes que alguém o faça. Quero que o açúcar, por exemplo, entre na vida dela, mas que não se torne um vício. Algo entre a filha da Bela Gil e uma criança normal para mim está ótimo.

Bolinhos que eu mesma fiz. Tinham morangos dentro.
Por isso, vou experimentando coisas novas sempre que posso. Nas minhas pesquisas, dei de cara com As Delícias do Dudu, veja aqui. Nesse site, uma mãe chamada Thaís, formada em gastronomia e consultora de alimentação infantil, conta a rotina e divide com a gente receitas bacanas. Eu testei os bolinhos de chuva assados e adorei. Aconselho demais. Primeiro, porque é uma delícia. Segundo, porque é fácil e rápido. Terceiro, porque é saudável e você coloca fruta dentro, dá até para enganar uma criança mais chatinha para comer. Além disso, o sabor da canela é diferente para a maioria das pessoas, isso amplia o paladar. 

Você pode seguir a receita daqui ou lá no Delícias do Dudu.

Ingredientes:
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de farinha de trigo
80ml de leite
1/4 de xícara de açúcar (A Thaís aconselha o açúcar Demerara - tipo de açúcar sem tanto refinamento. Você encontra fácil no supermercado hoje em dia. Eu já fiz com açúcar branco também, não fica tão bom. O Demerara dá uma liga na massa muito mais gostosa.)
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher de café de canela

É só colocar tudo numa tigela e mexer bem. Eu faço em uma forma de cupcake de silicone. Dá oito bolinhos certinho. Você deve experimentar colocar pedaços de fruta dentro da massa antes de assar. Já fiz aqui em casa com maçã cozinha, banana e morango. Dizem que fica bom também com pedaços de chocolate (o que não fica bom com pedaços de chocolate? ).

Fica ótimo para o lanche da tarde. Demora apenas quinze minutos de forno a duzentos graus. Rapidinho você faz com ingredientes que em toda casa tem. Ou deveria ter. Tem, inclusive, gente que substituiu a farinha de trigo pela a aveia, acrescentou um pouco mais de leite e disse que deu certo. Fica ainda mais saudável. Eu não tentei. Mas penso que funciona.

Espero que vocês provem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário