Procurando dentro do blog

terça-feira, 19 de julho de 2016

Atividade: Coleção Airton Queiroz

Nada menos que um Monet
O passeio desse domingo foi maravilhoso em vários sentidos. Infelizmente, não sei se a dor de cabeça provocada por essa TPM maldita me deixará ser fiel às sensações, então, pretendo ser sucinta. A primeira coisa que tenho a dizer a todos os fortalezenses é: vão visitar a exposição. Está incrível. Impecável. Imperdível.

Para os meus alunos do terceiro ano: VISITAÇÃO OBRIGATÓRIA! Tem um setor inteiro de obras da Semana de Arte Moderna de 22. Di Cavalcanti, Portinari, Anita Malfatti. TEM QUE IR. Oportunidade única.

Nosso favorito da Beatriz Milhazes
A Coleção Airton Queiroz está exposta no Espaço Unifor desde o dia 16 de junho e segundo o site ( consulte aqui), ficará disponível até dia 18 de dezembro. Deixarei maiores informações sobre o acesso aqui no final do post. Vamos falar de arte.

Essa é uma coleção particular, para quem não entende o que significa isso, vamos falar do tamanho da oportunidade que é estar de frente para essas obras. Coleção particular significa que os quadros e as esculturas pertencem a Airton Queiroz, ou seja, ele mostra quando e para quem ele quiser. Não se sabe, portanto, quando será possível contemplar essas obras novamente. É uma oportunidade imperdível.

E são obras maravilhosas de artistas renomados, tem Aleijadinho, Brecheret, Rubens, Botero, Tarsila, Dali, Miró. 251 maravilhas para serem admiradas de perto. Coleção digna dos melhores museus do mundo. E, antes que a voz da classe trabalhadora se erga para falar mal das injustiças sociais, já que esses quadros podem comprar dezenas de casas populares, deixa que eu explique uma coisinha. No Brasil, temos gente com grandes fortunas, apreciadores de arte, entretanto, são poucos. Gente que invista em arte é raro. Apesar de ser um bom negócio, para fazer dinheiro com arte, é preciso cultura, coisa que é raro no brasileiro, mesmo aquele com grana. O resultado disso é que muitas obras nossas, como o icônico Abaporu da Tarsila, pertencem hoje a colecionadores estrangeiros. São obras que a maioria de nós nunca poderá conhecer de perto. Fico orgulhosa de saber que um cearense foi capaz de reunir uma coleção dessas. Cheia de artistas nacionais. É uma felicidade saber que essas obras vão permanecer aqui. E que outras oportunidades como essa poderão existir. Uma exposição de qualidade, para o grande público e gratuita.

Botero - o colombiano que adora gordinhos
Com relação ao programa infantil, se você me acompanha, sabe que gosto de levar minha filha para exposições de arte. Ach
o realmente que precisamos incentivar e criar nela o gosto pelo erudito, já que o popular entra pelos poros. Nesse domingo, em específico, a Unifor, juntamente com o curso de Terapia Ocupacional, proporcionou uma manhã diferente para as crianças. Nós já queríamos ir para a exposição. quando soubemos da programação, resolvemos participar.

Quebra-cabeça
Havia três momentos diferentes preparados para as crianças. Tinha um material gráfico, um tipo de caça ao tesouro, com curiosidades sobre as obras que as crianças deveriam procurar, muito legal, mas minha filha ainda não lê, então, não deu para gente. Além disso, algumas obras foram transformadas em quebra-cabeças enormes com ímãs para as crianças montarem nas paredes. Muito divertido. Mas cheio. E bem acima das capacidades cognitivas da pequena. E, por fim, depois de ver a exposição, havia um espaço com telas e tintas, as crianças se inspiravam nas obras e faziam suas próprias pinturas. Esse a Bia simplesmente amou. Ganhamos a manhã. Parece que no próximo domingo tem de novo, mas não tenho certeza, é melhor ligar e se informar.


O Campus da Unifor, por sinal, está aberto nos finais de semana, é um bom lugar para fazer um piquenique ou andar de bicicleta. É arborizado, calçado, plano, seguro, ventilado, cheio de esculturas interessantes para ver, além das emas, que agora passeiam livremente por lá. Ou seja, vale demais a visita. Espero que a universidade continue com  essa mente aberta para a comunidade e que novos projetos surjam.

Exposição Coleção Airton Queiroz
Abertura: 15 de junho de 2016, às 20h
Visitação: 16 de junho a 18 de dezembro de 2016
Local: Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321)
Mais informações: 3477.3319 

A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta, de 9h às 19h; sábados, de 10h às 18h, e domingos, de 12h às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário