Procurando dentro do blog

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Guerra dos Tronos

Tem coisas que só gente chata entende. Eu agora sou dessas pessoas: pessoas chatas. Eu não era, mas como diz o Raphael, um cara que foi chato a vida inteira, a idade faz de todos nós chatos cedo ou tarde. Enfim, a chatice chegou pra mim.

Eu sou chata porque não consigo mais me empolgar com nada que fascine as maiorias. Vá por mim, estou longe de fazer isso pelo prazer de ser cult. Corro léguas de filme francês também. E isso não é da idade não. Acho que ser cult é uma das tarefas mais enfadonhas que existe. Ficar assistindo a filmes em que não se entende porra nenhuma só porque é de arte é coisa de quem não tem mais o que fazer. Ou ainda ficar tentando ouvir o João Gilberto soltar uma nota em decibéis capazes de serem percebidos pelo ouvido humano só para demonstrar inteligência. Tô fora!

Bom, mas focando no assunto do título, ainda não consegui me empolgar com Game of Thrones. Estou terminando a primeira temporada e, provavelmente os fãs ferrenhos vão dizer que só começa a melhorar depois da segunda. Deixa eu dizer logo que acho esse tipo de dica uma furada. Como assim uma série precisa de duas temporadas para empolgar? Se não empolgar, cancela, oras.

Não vou dizer também que não presta e que tem que acabar o negócio. Só não consigo entender todo o bafafá. Eu imagino que, como muitos dizem, os livros devem ser melhores. Vou ler, juro. Só não agora. 

Sem dúvida, é uma série bem produzida. Um elenco aceitável, sem grandes nomes, mas com talento. Cenários e figurinos convincentes e centenas de figurantes. O dinheiro certamente não foi poupado. E o que a gente vê na tela, com certeza, tem qualidade técnica. Já quanto a história, pelo que tinha ouvido falar, está mais paradinha do que o que eu esperava. Talvez o problema esteja realmente na expectativa gerada, em geral, isso não é bom. Mas, sei lá, me disseram que aconteciam milhares de coisas ao mesmo tempo, que ficava até difícil acompanhar. Ainda não vi isso.

A história é sim interessante e eu vou continuar assistindo. Alguns núcleos são mais atrativos do que outros, o que é natural. Por enquanto, sou fã da mocinha de cabelo platinado (Daenarys). Embora o mocinha aí signifique apenas gênero, porque os personagens em Game of Thrones não são mocinhos e vilões, são gente com defeitos e qualidades.

Porém, a despeito das maiorias, também vejo alguns defeitos na série que para mim tiram alguma parte do brilho. Não gosto da quantidade absurda de mortes nada a ver que a série tem. Matar porque matar faz cenas legais. Longe de mim recriminar a violência em canais pagos de televisão. Só não acho relevante para a história. Tipo, o cara perde o torneio de lança e descepa o pescoço do cavalo com uma espadada só. Muita mentira, sangue e animal se debatendo provavelmente aumentem a audiência, mas não vi razão naquilo ali não. Praticamente todo episódio nós temos uma cena assim, mais chocante do que relevante. A meu ver, isso cansa. Se toda hora uma cabeça é arrancada, fica meio banal arrancar cabeças, vocês não acham?

Sei que tem gente que adora a série justamente por causa disso, não é o meu caso. Pelo que vi até agora, considero a série interessante e gostosa de assistir, mas não virou paixão. Vejo pessoas tendo contrações por causa da chegada na nova temporada e fico sem entender. Talvez seja mesmo sintoma de chatice.

Pelo bem dos meus amigos, espero que não seja contagioso.

Um comentário:

  1. Sim, os livros são bem melhores que a série. Já tô no terceiro e tô gostando, até porque faz mais sentido neles. Na série, as coisas acontecem e nem são explicadas.

    ResponderExcluir