Procurando dentro do blog

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Dicas de leituras para as férias!!!

Férias, é bom estar! Férias: no Ceará!

Alô você, minha amiga! Alô você, meu amigo que está aí trabalhando! Ou pior: que está curtindo um trabalho no frio! Só lembrando que nós aqui no Ceará estamos aproveitando aquele sol, sombra, água fresca e casquinha de caranguejo... Meu abraço!

Adoro o Ceará nas Férias, mesmo quando não estou de férias... O tempo passa de outro jeito por aqui nessa época do ano. Todo mundo é mais feliz. Todo mundo tem mais paciência. E a prioridade é se divertir... Não que estejamos alienados do resto do mundo. Tem manifestação. Tem aumento de preço. Tem violência. Pronto, você que é da gangue dos muito mal-humorados já pode se sentir contemplado. Porém, para quem quer ser feliz apesar de tudo, o Ceará é uma pedida incrível para esse período. A estrutura é boa, o povo é hospitaleiro e o clima é ótimo.

Com relação as minhas férias, não está tudo excelente. Tirei esse tempo para resolver pendências. Comecei as benditas no DETRAN renovando a carteira (só 3 horas de fila, foi ótimo!). Ainda tenho para esse mês, segunda via de identidade e ginecologista. Mas o brilho não ficará totalmente abalado. Pretendo ir a praia com os colegas de trabalho em plena terça para ficar mais charmoso! E viajar com o  meu macho para Guaramiranga curtir uns sapos no banheiro. Não é a França, mas é o que tem para hoje. E pretendo ler e escrever...

Nesse exato momento estou encarando o Por isso a gente acabou do Daniel Handler. Então, em breve mais resenha. Além disso, até que andei escrevendo. Finalmente a história de Bruna Drummond parece ter tomado o rumo certo na minha cabeça. Posso garantir que está diferente do que fiz anteriormente, mas que continua sendo eu. Se é que isso faz sentido...

O post já está enorme e ainda nem comecei a fazer a proposta do  título, dicas de leitura nas férias. A questão é: como guiar essa proposta? Resolvi escolher livros que me divertem e me divertiram ao longo desses 31 julhos que tenho vivido. Pensei também nos meus queridos alunos e nos desafios que posso propor. Vamos ver se vocês curtem as indicações.

1. Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato: Você gostou de Harry Potter? Então não tem como não gostar desse livro. É mais inocente, com certeza, mas o encantamento é o mesmo. A mistura entre fantasia e realidade me comove até hoje. Fico imaginando o reino das águas claras e o vestido de noiva da Narizinho. Não deixe passar essa oportunidade de conhecer o melhor escritor para crianças do Brasil. Você vai sentir orgulho de pertencer a mesma terra que ele.

2. Viagem ao reino das sombras de Luiz Galdino: Para você que foi meu aluno e se interessou pela história de Eros e Psiquê, taí de onde eu tirei a minha versão. Li esse livro tantas vezes que ficou na minha cabeça. Eros, o deus do amor, apaixona-se por uma mortal, mas a sua mãe não aprova o relacionamento. Aventura incrível. Não perca.

3. Comédias da vida privada de Luís Fernando Veríssimo: Esse livro é o máximo. Você ri do início ao fim, não por outra coisa, mas porque você se identifica com os personagens. Aliás, você os conhece muito bem, são o seu pai ciumento, a sua tia pirada, sua avó prafentex, entre outros... Para mim, o melhor do Veríssimo até hoje!

4. Histórias da Turma da Márcia Kupstas: Esse livro é uma das minhas maiores inspirações como escritora. Depois de velha, eu já o comprei novamente e infelizmente ele sumiu, mas eu o compro de novo com certeza. Outro livro que li várias vezes durante a infância e adolescência. É um livro de contos, quase uma novela na verdade, pois todas as histórias se passam no mesmo prédio e os personagens das várias histórias se conhecem e se cruzam. Muita paquera, muitas brigas, muitas brincadeiras que só se faz quando se é jovem. A-M-O esse livro! Infelizmente, acho que você só o encontra hoje em dia em sebo.

5. Assassinato no Expresso Oriente da Agatha Christie: Quem não gosta de livros de mistério? Eu adoro. Não sei o porquê, mas quando tenho que ir para o hospital ficar com alguém doente, sempre levo algo da Agatha, mesmo se já estiver lendo outra coisa. Acho que é porque me mantém acordada facilmente. E olha que adoro dormir. Já li para mais de vinte livros dessa mulher, considero-os um ótimo passatempo. O meu favorito é esse aí que conta a história de um assassinato dentro de um trem no meio de uma nevasca. É com o detetive Hercule Poirot, que é o meu preferido dentre os detetives da autora. 

6. Cinco minutos/ A viuvinha de José de Alencar: Gente, dica de literatura brasileira. Você que está retorcendo o nariz para essa indicação nunca leu José de Alencar. E se leu, não leu com seus óculos cor-de-rosa. O cara é o que há em termos de romantismo é tão lindo que chega a ser brega, mas brega bom, tipo "ooooooooooo que fofo!". Ele leva a sério o lance de o amor tudo vence. Nesse livro, são dois contos/romance, ou seja, são duas histórias curtas e de gente muito apaixonada e honrada e de bons princípios e de pouco vínculo com a realidade, enfim, tudo que uma obra do romantismo brasileiro tem que ter. Vai com tudo e me diz depois se o Crepúsculo não perde é feio.

7. O homem que matou Getúlio Vargas do Jô Soares: Estava preparando uma prova e resolvi colocar uma questão sobre esse livro. Daí foi me dando uma vontade de ler de novo. É superengraçado. O protagonista do livro é desastrado demais e tem uma história de vida fascinante. Se você conhece um pouco de História Geral, vai bolar de rir, se não, vai rir do mesmo jeito, só que de outras coisas, situações cômicas que o autor utiliza tão bem. O Jô mistura personagens reais e fictícios fazendo uma saladona de tipos e da História. É bem legal!

8. Anjo da morte de Pedro Bandeira: Olha, nem seria uma lista minha sem Pedro Bandeira, tá? Esse é o terceiro livro da série dos Karas, indico todos, todos, todos. Mas esse é o meu favorito porque o personagem mais em evidência é o Calu. E também porque tem nazismo no meio, muita aventura com direito a descobertas mirabolantes e  coisas que nós, adolescentes comuns, nunca teríamos peito para fazer. Salve, Pedro!

9. Vida encantada de Diana Wynne Jones: A minha irmã vai pirar quando vir essa indicação aqui, mas é mais do que merecida. A série Os mundo de Crestomanci é uma das melhores leituras que já encontrei ao acaso em livrarias. Já faz séculos que li e ainda não encontrei substituto, apesar de que não sou tão viciada quanto a minha irmã. Vamos ver se dá para acompanhar a lombra da autora sem estragar as surpresas do livro. Vamos conhecer um menino que tem nove vidas e que passeia por universos paralelos, em todos os universos, ele encontra cópias das pessoas que conhece nas mais diferentes situações, o único que não tem cópias é ele mesmo, porque como tem nove vidas, ele será o herdeiro de um importante cargo. Vale ler todos os livros da série porque JK é pinto em termos de magia perto de Diana Wynne Jones.

10. A Bússola Dourada de Philip Pullman: Se você viu o filme, esqueça. Não faz jus a obra. Essa série (Fronteiras do universo) para mim foi extremamente surpreendente. Primeiro pela construção dos mundos: fantástico. É de fazer Tolkien bater palminhas! Depois, pela maneira sutil de abordar dogmas religiosos. Fiquei chocada por uma autor ter coragem de tratar desse assunto, ainda que de maneira bastante disfarçada. Na história, existe todo um contexto fantástico, ursos de armadura, espíritos fora do corpo, viagens entre dimensões, mas, no fundo, trata-se de ser ou não ser uma criatura com livre arbítrio? Digno demais! Recomendo e pretendo ler de novo dia desses.

Espero que tenham gostado das indicações. Tentei fugir dos lançamentos e apostei nos livros que li em outras férias e que me marcaram. Se você tiver coragem de procurar por eles, garanto que não vai se arrepender...






Um comentário:

  1. Adoro livros de suspense. Gosto sempre de ler os livros do Sidney Sheldon (Se houver amanhã é o melhor na minha humilde opinião) mas desta vez introduzirei Agatha Christie a minha estante. Boa dica!

    ResponderExcluir