Procurando dentro do blog

terça-feira, 9 de julho de 2013

Livros para crianças pequenas

Pois é, férias...

Fiquei pensando que meu post de indicações é bem voltado para o público adolescente. Meus alunos. Afinal, meus amigos, fora os do trabalho, não estão de férias. Talvez eu escreva alguma coisa para eles depois... Hoje, resolvi focar na criançada.


Tantos meninos e meninas que estão correndo por aí com a corda toda. Que tal aproveitar esse tempo para incentivar o gosto pela leitura? Olha, conselho de experiência própria, ler para alguém pode renovar todo encantamento. Tipo,você jamais terá a sensação de ler Harry Potter pela primeira vez novamente, o mais perto que você vai chegar disso é mostrá-lo para outra pessoa. É tão mágico quanto, só que de uma forma diferente. Quando isso acontece comigo, nas minhas aulas, com meus amigos que aceitam minhas indicações, percebo que a máxima do "dar é melhor do que receber" pode ser uma verdade. Experimenta!

As pessoas, por causa da minha profissão, sempre me perguntam sobre isso, além , é claro, de dicas de como fazer o filho gostar de ler já que hoje em dia eles só querem televisão e computador. Discutiremos isso posteriormente.Nesse clima, resolvi indicar uns livros para crianças que ainda precisam de ajudar para ler. Estamos falando da faixa etária que vai dos dois aos cinco anos, tá? Embora a atividade de ler junto deva começar antes com livrinhos muito ilustrados, com sons, com texturas e possa se repetir pela vida inteira.

Bom, pensei em 10 livros para você presentear seus filhos, primos, irmãos, afilhados e coleguinhas. E, é claro, ler junto com eles, porque essa é a melhor parte. Tentei fugir do óbvio. Veja se eu consegui.

1) Chapeuzinho amarelo - Chico Buarque - Olha que coisa mais maravilhosa, seu filho sendo intelectual desde cedo lendo Chico Buarque. Falando sério? A criançada adora. É a história de uma menina medrosa, que tem medo de tudo, inclusive do lobo. Um dia ela encontra com esse lobo. Como será que ela enfrenta esse problema? Ah! E as ilustrações são do Ziraldo.

2) Ou isto ou aquilo - Cecília Meireles - Livro lindo de poemas encantadores. Você e a criança vão se perder nas ilustrações maravilhosas, nas rimas fáceis e no imaginário infantil. Não precisa ler todos de um vez, vá devagar, escolha alguns, repita os poemas favoritos de vocês. Vai ser fantástico!

3) Até as princesas soltam pum -Ilan Brenman - Esse livro é muito engraçado. Pelo título já dá para imaginar, não é? Tudo começa quando a menina Laura chega em casa e pergunta para o pai se as princesas soltam pum. A partir daí, vira uma busca pela verdade e uma desconstrução do modelo de perfeição que persegue nossas menininhas por tanto tempo. Adoro!

4) Onde vivem os monstros - Maurice Sendak - Livro lindamente ilustrado que fala sobre o motivo pelo qual não podemos fazer exatamente tudo aquilo que desejamos. Max é um menino fantasiado de lobo que vive fazendo malcriações. Um dia, é mandado para o quarto sem poder jantar e resolve fugir para a terra dos monstros. Lá, ele faz várias amizades com seus iguais, mas vai percebendo que é preciso um pouco de ordem e acaba voltando porque está com saudades de casa.

5) Bom dia, todas as cores - Ruth Rocha - Esse livro é a minha infância. Eu me lembro da musiquinha até hoje (minha versão vinha com as historinhas musicadas que eu ouvia repetidas vezes. Coleção Taba). O camaleão muda de cor para agradar aos amigos, mas acaba cansado e sem agradar a ninguém, até que ele chega à conclusão de que conselho é bom, porém, só devemos fazer aquilo que nos convém.

6) Longe é um lugar que não existe - Richard Bach - Li esse livro este ano e é lindo. Acompanhamos a viagem do passarinho para visitar uma amiga que mora bem longe. Ele vai explicar que, na verdade, a distância não existe se os corações são próximos.

7) Menina Nina - Ziraldo - Livro sobre morte para crianças. Dizem que é o mais bonito livro do Ziraldo porque ele conta sua própria história e de sua neta quando perderam a amada Vovó Vivi, a esposa de Ziraldo. Lindo. Sem falar que pode ser uma mão na roda para situações mais difíceis.

8) Como o Grinch roubou o natal - Dr. Seuss - Imagina se um monstrinho emburrado roubasse o natal de todo mundo. Será que dá tempo de salvar a festa? Por que ele fez isso? Tem que ler para saber. e melhor ainda, para rimar como Dr. Seuss.

9) Menina bonita do laço de fita - Ana Maria Machado - Perfeito na medida certa para lidar com as diferenças. Trata-se de um coelho que acha a menina pretinha sua vizinha a criatura mais linda que ele já viu. Ele fica tentando saber qual a fórmula secreta para ser assim tão linda e tão pretinha porque ele quer ter uma filhinha do mesmo jeito. Por conta disso, se mete em muitas confusões.

10) Festa no céu - Este é um conto tradicional do Brasil. Trata-se de um sapo que resolve ir a todo custo para uma festa no céu, mesmo sem ter asas. As crianças gostam muito, principalmente, se você fizer os sons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário