Procurando dentro do blog

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Fazendo meu filme 2

Tem coisas que deixam o coração da gente leve. Romance Adolescente tem esse poder. Tem mesmo. Quando acaba, dá logo aquela sensação de sopa quente em dia frio, reconforta e faz acreditar na vida. Efeito oposto àquele provocado pelo noticiário local sensacionalista.

Fazendo meu filme 2 é uma gracinha. Aliás, a Paula Pimenta é uma gracinha. Quero muito ser ela quando crescer. Apesar que as diferenças são marcantes. Acho que a Paula escreve muito bem sobre jovens de 16, 17 anos. Os problemas que eles enfrentam são bem críveis. Já eu tenho uma tendência a exagerar, grandes problemas, grandes expectativas. Não sei. Acho que eu ainda me levo muito à sério.

Mas não estamos falando sobre mim. Estamos falando sobre a Fani, a protagonista dessa série. A série tem quatro volumes, eu já resenhei o primeiro, vou deixar o link aqui Fazendo meu filme. A Fani é uma garota que adora cinema, mas nem de longe é cinema de arte, é romance água com açúcar mesmo, o que é bem condizente com sua realidade aliás. Ela é tímida, mas tem muitas amigas, os pais são bacanas, apesar de que a mãe é meio mandona, tem dois irmãos muito diferentes Enfim, ela parece bem entrosada com sua vida em Belo Horizonte. 

No volume anterior, Fani descobre que está apaixonada pelo seu melhor amigo. Só que sua mãe insiste com ela para que faça um intercâmbio na Inglaterra. Fani, assim que começa a se acertar com Leo, tem que partir para um ano na Europa. É este ano que vamos acompanhar no volume dois. A autora, se não me engano, passou por essa experiência de intercâmbio e demonstra conhecimento sobre o assunto, deixando a história bem real, ou seja, os primeiros meses de Fani na Inglaterra são só choradeira, é claro. Depois melhora.

Aos poucos, a protagonista vai percebendo que a vida no Brasil não vai parar por causa dela. E que ela também tem que aproveitar a oportunidade da melhor forma possível. Achei a forma como o relacionamento de Leo e Fani foi tratado interessante, pois eles sabem que, apesar do amor roxo, não dá para negar que a vida continua. Que eles têm todo o tempo do mundo. Fani tem novas experiências, inclusive com um rapaz novo, e cresce um pouco. Ela é bem exagerada como as meninas da idade dela. Tudo vira escândalo. Mas, nessa idade, é assim mesmo.

Nas entrelinhas, percebe-se a opinião da autora sobre as diferenças entre garotas inglesas e brasileiras. Era bem o que eu imaginava, mas Paula fez isso sutilmente. Digamos, para não dar spoiler, que a Europa já está bem avançada em termos de sexualidade adolescente. Eu não ficaria tão chocada, mas nem sou mineira,  nem tão romântica assim também.

Só fiquei na dúvida com o final deste volume do que é que ainda pode estar por vir. Para mim, esgotou o assunto. Tenho minhas dúvidas que essa história vai se esticar tanto que é capaz de partir. Mas, enfim, por enquanto, tudo mil maravilhas, joinha... Indico demais para quem curte o gênero menininha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário