Procurando dentro do blog

domingo, 16 de junho de 2013

Esperando por você

Ai meu pai!
O que foi que aconteceu com o bom e velho romance adolescente? 
Ninguém mais na faixa dos dezesseis anos se preocupa em beijar um cara gatinho, não? 
Será que os adolescentes de hoje estão tão preocupados com os problemas do mundo que não há mais livrinhos aguinha com açúcar com beijo no final?

Sei lá, viu? Que chato esse politicamente correto todo! Que chato esse povo politizado, interessado, atuante, que respeita toda e qualquer diferença e é incapaz de chamar um cara nerd de chato, mesmo se ele for um mala sem alça e sem rodinha! Que chato não encontrar mais livros adolescentes que não tratem de algum distúrbio físico ou emocional!

Não me leve a mal, não dá para negar o valor de um As vantagens de ser invisível ou de A culpa é das estrelas, mas eu detesto essas modinhas. Depois que um gênero entra na moda, o mercado editorial lota as livrarias de repetições e repetições sobre o mesmo tema. Nesse caso, haja sick-lit! 

A bola da vez são as doenças, não é mesmo? Quem olha para essa capa fofinha aí,  tão Meu primeiro amor, imagina uma historinha fofinha entre um carinha nerd e uma menina popular numa cidade de interior. Eles foram amigos na infância, mas cresceram. Ela gosta desse cara. A profundidade de um pires de chá. Beijo fofo no final e pronto.

Bem, Esperando por você vai quase por esse caminho. O problema é que se perde totalmente. Perde-se no caminho da depressão da protagonista. Sério? Depressão? Para quê? Acho que nem a Marisa, a protagonista, entende os motivos da sua ansiedade já que a vida dela é perfeita. Nem feiosa a coitadinha é. Muito classe média sofre para mim, se é que vocês me entendem. 

Aí tem divórcio de pais. Tem término com o namorado gato e gente boa. Tem crise de ciúme. Tem mais depressão. E o amigo de infância? Bem, ele vai aparecer, é claro, mas vai passar boa parte do tempo enxugando as lágrimas sem sentido de Marisa.

Com certeza, muitas adolescentes por aí se identificariam com a Marisa. Não é o meu caso. Tanto minha personalidade não é propensa a depressão, quanto  acho que é quase uma falta de respeito com as pessoas que sofrem desse tipo de distúrbio tratar desse assunto de forma tão leviana, como se qualquer unha quebrada fosse capaz de ativar o gatilho de uma depressão. 

Para mim, faltou pesquisa da autora sobre o assunto. Faltou respeito. E ficou vazio. E o pior, no final, em quinze minutos essa menina resolve o problema dela e tudo volta a ser cor-de-rosa. Me poupe! Como se fosse opção da pessoa ficar deprimida ou não. Quanta bobagem! 

Não indico, mas se você quiser se arriscar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário