Procurando dentro do blog

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Jogos Vorazes

Por incrível que possa parecer, já que ando lendo tanto nesses dias, eu nunca tinha lido o tão falado Jogos Vorazes. Mas hoje, com Eragon passeando para lá e para cá nas minhas mãos sem que eu estivesse no menor clima para lê-lo, liguei o meu tablet novo (presente do Governo do Estado do Ceará) e resolvi ver como seria a questão da leitura nele. Apostei no Best-seller de Suzanne Collins e deu muito certo, li o danadinho de cabo a rabo em um único dia.

Com relação a ler no tablet, bom, achei legal. Eu leio pelo computador sem o menor problema desde que fiz pós-graduação, seria impossível graduar-se sem esse tipo de habilidade. Portanto, o tablete não foi tão diferente assim. Porém, confesso, achei que o aparelho seria mais leve de segurar. Chegou a cansar minhas mãozinhas, mesmo assim, acho que deve ser um excelente ferramenta para um voo, por exemplo.

Quanto ao livro, muito bom. Muito bom mesmo! Não imaginava encontrar uma escritora tão boa, tão consciente. Sabe, sou preconceituosa com as escolhas do grande público, em geral, as massas adoram tudo que a sociedade de consumo aponta. Aliás, este é um tema abordado maravilhosamente bem por Jogos Vorazes.  Acho que nem sempre os grandes campeões de venda apresentam alguma qualidade literária. Mas este não é o caso deste livro. Não mesmo.

Estou até com medo de ler o restante da trilogia. Acho que é capaz de  autora perder o ponto do negócio. Porque o livro inicial é completo. Para quem não conhece a história, trata-se de uma distopia, um universo caótico. As pessoas passam fome em seus distritos, enquanto as pessoas na capital se divertem com um reality show. E como funciona este show? Dois jovens de cada distrito são trazidos à capital para lutarem até a morte numa arena.

Katniss, a protagonista, precisa usar de todas as suas habilidades de caça e ainda usar de esperteza para manipular a audiência em seu favor, fingindo, inclusive, um romance com seu colega de distrito Peeta. Adorei a Katniss, não sei se vou continuar a gostar dela, talvez não se a autora mudá-la ao longo da narrativa, mas simplesmente amo o fato de que ela não ama o Peeta desesperadamente. Que ela é capaz de fingir, assim como é capaz de matar, ambos por bons motivos: sobreviver e salvar sua família. O resto é resto diante disso. Eu faria o mesmo.

Gostei também no papel que a moda exerce nesse enredo. Aliás, é um livro interessante para trabalhar a questão da imagem como um todo. Afinal, valemos pelo que somos de fato ou por aquilo que parecemos ser? Jogos Vorazes me faz pensar que não adianta nada sermos pessoas boas, ou termos caráter, se outras pessoas não conseguem ver isso. Talvez, seja melhor fingir como a Katniss e esperar os aplausos da audiência.

De maneira nenhuma esperava que este livro fosse me levar a pensar. Eu imaginava sequências e mais sequências de ação. O livro tem boas cenas de ação e o filme deve ser bem bom também. Vou tentar assisti-lhe em breve. Porém, é um livro, que apesar de claramente voltado para jovens, nos dá muito pano para manga para questionar o consumo e a lavagem cerebral diária que a mídia nos apresenta. Enfim, muito bom demais que só além da conta!

Só não gostei das cenas de pobreza estilo Charles Dickens. Haja miséria fajuta para Katniss e sua família. Às vezes, os autores ressaltam tanto as cores da pobreza que elas acabam soando falsas. Gente falando de pobreza sem conhecer pobreza. É uma tristeza só. E nós brasileiros sabemos por experiência que não é bem assim. Gente pobre é mais feliz ainda. Tira alegria de pedra se for preciso (infelizmente, até da pedra branca eles tiram, mas tiram). Sou contra essa melancolia dos personagens pobres desses livros distópicos. Não me convence de jeito nenhum. 

Mesmo assim, indico demais. Vou criar coragem e ler os outros dois qualquer dia desses. Por favor, se já leu, não me conta nada!

3 comentários:

  1. Adorei o post... Um dia vou escrever assim rsrsrsr prof. modelo. Ultimamente ando sem inspiração e criatividade, dormindo pooouco ;P
    Mas um dia chego lá...
    alunetamagica.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrever resenhas não é nada demais, Isabele. Quanto mais você o fizer, melhor vai ficando.

      Excluir
  2. o livro eh muito bom mesmo, alias a trilogia toda é muito boa!

    ResponderExcluir