Procurando dentro do blog

quinta-feira, 17 de março de 2016

Aniversário da pequena: presentes

Não acredito que falta uma semana para o aniversário de dois anos da Bia. Ela cresceu tanto, em tantos sentidos, que já me pego pensando naquele bebê que ela era como se isso fosse parte de um passado longínquo. E nem é. Foi praticamente ontem.

Nos próximos dias, provavelmente dedicarei posts para falar de preparativos e coisas que eu mesma fiz já que adoro festas. Porém, hoje, resolvi dar umas sugestões de presentes para crianças de dois anos, não na intenção de ganhá-los, mas simplesmente para dar ideias bacanas para quem passa por essa situação e não sabe o que fazer.

1) Livros: aqui no Brasil é quase constrangedor dar livros de presente. Como se a pessoa estivesse mendigando um presente melhor. Eu acho que não existe presente melhor para se dar a crianças. Principalmente se os pais não são leitores. Tudo é oportunidade. Sem falar, que literatura infantil é cara. Vai numa livraria e tenta achar um livro para criança de menos de trinta reais. Nós aqui em casa adoraríamos ganhar o Menina Bonita do Laço de Fita, Adivinha quanto eu te amo ou Bruxa, bruxa venha a minha casa. Mas qualquer um está valendo. O comprador só precisa pensar em uma norma de etiqueta nessa hora, nada de livros de viés religioso sem saber o posicionamento dos pais.

Olha que lindas essas panelinhas que imitam inox.
2) Sapatos: as crianças talvez não gostem, mas os pais adoram. O pé nessa fase cresce tão rápido que a impressão que fica é a de que vivemos para comprar sapatos. Vá por mim, nenhum pai vai se incomodar de dizer para você o número do pé do filho ou de trocar o sapato se vier com a numeração errada. Sapatos valem ouro do universo da paternidade.

3) Panelinhas: no ramo dos brinquedos, as panelinhas são uma boa opção. As crianças nessa fase imitam tudo. E o fogão é um espaço que chama muito a atenção pelo tempo que se passa junto a ele e, ao mesmo tempo, é universo proibido por ser perigoso. As panelas, de preferência, devem ser semelhantes às reais. Ou seja, nada de panelas cor-de-rosa, que associam a tarefa de cozinhar ao feminino. Dessa forma, elas representam uma atitude adulta a ser explorada e servem para ambos os sexos. Caso você não saiba, o incentivo ao ato de cozinhar é importante, pois é sabido que crianças que cozinham seus alimentos se tornam adultos que comem melhor.

4) Material de artesanato: bem baratinho, tinta, cola colorida, Glitter, massinha, tudo isso é um ótimo presente. Claro que você precisa avaliar se os pais da criança vão concordar com esse presente já que tem muita gente chata nesse mundo de meu Deus. Mas, em geral, não tem muitos problemas. Encher uma caixa com pincéis, telas e tintas é um excelente presente. Esses kits de desenho que vêm em estojos também. Assim como esses brinquedos no estilo faça você mesmo. Observe apenas o indicativo da idade e pode comprar sendo feliz. Dicas de marca: Crayola e Play-doh.

5) Móveis utilitários: nesse caso você precisa conhecer melhor os pais e a dinâmica da casa, além de ter mais dinheiro para investir no presente. Aqui em casa, por exemplo, gostaríamos de uma mesinha dessas de plástico para a Bia. Mas queremos aquelas que o tampo levanta para guardar lápis e outros materiais embaixo dele, sabe? Questão de economia de espaço. Precisamos também de um banquinho de madeira para a Bia usar na hora de escovar os dentes ou mexer no balcão da cozinha. A gente vem procurando um desses há tempos. Ainda não encontramos um com o tamanho e a resistência adequada, usamos um de plástico que não passa nem segurança nem dá a criança a autonomia de fazer essas atividades sozinha. Outro móvel que nos atrai é a estante de parede para livros infantis. Pai tem tanta coisa para comprar que esse tipo de coisa acaba ficando em terceiro plano, por isso é legal dar.

Poderia dar mais algumas sugestões de presente ou discutir melhor alguns elementos culturais envolvidos nas sugestões que dei, mas tanto para evitar um post muito longo e cansativo quanto para evitar a pretensão de ganhar as coisas sugeridas, encerro por aqui. Antes, sugiro apenas que você evite sempre presentear com comida. Chocolate, por exemplo, parece ótimo, mas pode desagradar a mãe da criança, pode gerar conflito com um irmão, pode fazer parte de algo que a criança esteja proibida de consumir. Por isso mesmo, evite-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário