Procurando dentro do blog

terça-feira, 29 de março de 2016

Show da Luna

Nos dias atuais, em que parece que o país não tem nada de bom. Que escândalo se sobrepõe a escândalo. E que o futuro ameaça ser sombrio. Queria trazer algo que valorizasse o nosso talento e apontasse para dias mais promissores. Nessa perspectiva, eu tinha que apresentar nosso novo vício: o Show da Luna.

O Show da Luna é uma série de desenhos animados. Passa no canal de televisão fechada Discovery Kids, mas, aqui em casa, nós vemos os episódios e os clipes disponíveis no youtube mesmo, porque ninguém merece a publicidade massiva desse canal. (Pelo que vi na wikipédia, o programa também passa na TV Aparecida e na TV Brasil, canais abertos, mas difíceis de sintonizar)

O programa é brasileiro, criado e produzido por brasileiros. Hoje, além do Brasil, passa nos EUA e na Europa (orgulho). Segue a ficha técnica (tirada da Wikipédia):
Criação e Direção:
  • Celia Catunda
  • Kiko Mistrorigo
Produção Executiva:
  • Ricardo Rozzino
Direção de Arte:
  • Celia Catunda
Supervisão de Roteiros:
  • Marcela Catunda
Direção Musical:
  • André Abujamra
Roteiristas:
  • Marcela Catunda
  • Patrícia Black
  • Camille Helms
  • Angelo Franchini

No programa, Luna, uma menina de seis anos, que adora ciências, procura respostas para as mais inúmeras perguntas. Ela e seu irmão Júpiter exercitam o pensamento científico, testando hipóteses. Mas, quando o resultado não é satisfatório, eles apelam para a imaginação para conversar com os seres animados ou inanimados a procura de respostas.

O desenho todo é muito lindo e tem tanto a colaborar. Primeiro, é uma menina na ciência. Isso, por si só, já me ganha. Além disso, não existe sexualização precoce da criança. Luna não tem paquerinha, namoradinho, nada. Sua principal relação é com o irmão mais novo, a quem ela trata muito bem, respeitando suas limitações de menor, mas sem excluí-lo. O pai cozinha, a mãe lê o jornal. Enfim, tantos valores que servem de exemplo para nossos pequeninos.

O conteúdo também é fantástico. A Bia acompanha demais e eu fico pensando o que ela de fato entende sobre anéis de saturno, bananeiras e rizomas, mistura de cores, fermento biológico, a vida das abelhas, enfim... Mas, nesse momento, o conteúdo científico é o de menos, embora que eu saiba que algo vai ficar na cabecinha dela. Para mim, o importante é que Luna é uma heroína e que ela não é uma princesa, nem é vaidosa, nem existe nada nesse desenho que a lembre que meninas têm que ser bonitas. Luna é a criança que eu quero que minha filha seja, curiosa e perspicaz. Inteligente e criativa.

Para completar, a trilha sonora é fabulosa. Não é fácil fazer músicas sobre densidade, icebergs e matéria em decomposição na terra, mas as músicas são verdadeiros chicletes, quando menos se vê, estamos todos cantando. Não surpreende que a direção musical seja de um tal André Abujamra (que família talentosa), o responsável pelas músicas do Castelo Ra-tim-bum.

Acho difícil você ainda não conhecer a Luna, mas, ainda assim, deixo o link do vídeo favorito da Bia. E nós, por aqui, continuamos querendo saber por que o gato mia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário