Procurando dentro do blog

quinta-feira, 3 de março de 2016

Balas Fini

Olá, gente, mil desculpas pelos atrasos nas postagens. Está realmente difícil sentar para escrever.

Hoje, trago para vocês a mais nova paixão aqui de casa: gelatina. A Bia está em uma fase apaixonada por gelatina. Chega em casa da escola e depois de me abraçar já vai logo pedindo "gelatina" bem explicado no meu ouvido. O interesse foi relativamente súbito. Eu havia feito a receita de hoje para ela nos finais de semana e o pedido virou uma constante.

Agora, frequentemente, faço um pacotinho de forma tradicional para deixar na geladeira. Eu e o Raphael nos divertimos ao assistir ela tentar colocar a colher na boca (já não é uma tarefa fácil para alguém da idade dela, com a comida tremendo, mais ainda), mas pedir ajuda é algo ao qual Bia resiste bravamente, quer ser independente. 

Na receita de que trago hoje, não faremos exatamente gelatina, faremos a bala de gelatina. Aquela que se compra no saquinho. A Bia simplesmente ama. Desde que experimentei a primeira vez, já fizemos tantas outras e é sempre um sucesso. Para além do corante (com o qual você deve guardar certo receio por conta das alergias), a gelatina tem inúmeros benefícios. Veja aqui alguns deles.

É bastante simples de fazer. A receita fica pronta em 20 minutos. Já me salvou quando a Bia pediu gelatina e não tinha feita em casa. E é maravilhosa também para mexer com o lúdico. Para explorar texturas diferentes. E para treinar um pouco da coordenação motora, se você estiver disposta a deixar a criança tentar comer sozinha (para as crianças menores) ou fazer a receita sozinha (para as crianças maiores). No caso de deixar as crianças fazerem, precisa de acompanhamento, pois tem uma parte de água quente.


Eu segui a receita que vi no canal Ana Maria Brogui que gosto muito. Vou deixar o vídeo para vocês verem o quão fácil é. Além disso, o apresentador é tão desajeitado que mostra que qualquer um é capaz de fazer a receita. Olha aí.

Fiz exatamente da mesma forma que ele. Mas não passei no açúcar cristal e nem vi necessidade disso. Fiz, inclusive, um teste deixando as balinhas fora da geladeira. Infelizmente, aqui, no calor do Ceará, as balinhas derretem em cerca de vinte minutos. Mas a textura é mais consistente do que a gelatina tradicional e o sabor da gelatina fica realçado, bastante doce, afinal, a receita tem bem menos água do que as instruções da caixinha.

Eu usei forminhas de acetato e uma forminha de gelo que tenho aqui em casa no formato de seres marinhos, deu super certo. Mas experimentei colocar a gelatina em uma travessa e cortá-la em tirinhas. Também funcionou. Olha aí como ficou. A Bia gostou das duas formas.

Espero que tentem. Espero que gostem da experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário