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quarta-feira, 30 de março de 2016

Atividade: Show da Luna - O abraço do azul com o amarelo

Às vezes, a gente pensa, faz, acontece, tentando distrair os filhos e o encantamento da criança está nas coisas mais simples. Quem nunca deu um presente caro achando que ia arrasar e a criança se apegou com a caixa?

Pois bem, aqui em casa foi assim essa semana. Aproveitando o episódio do Show da Luna sobre a mistura das cores primárias, resolvi fazer com a Bia uma atividade que já tinha feito outras vezes, mas, agora, embasada teoricamente no desenho.

Coloquei água e corante alimentício (azul, amarelo e vermelho) em potes plásticos. A intenção era ver a mistura das cores primárias formando, laranja, roxo e verde como acontece no desenho. Usamos o banheiro para minimizar a sujeira. E deu certo. Porém, o maior encantamento ainda foi na transferência de líquidos. Ou seja, Bia gostou mais de ficar passando os líquidos de um recipiente para outro do que de misturar cores.

Não tem o menor problema. 

Quando algo assim acontecer, não desanime. Tudo é aprendizado. Vocês infelizmente não vão poder ver no vídeo o quanto a atividade ainda requer a concentração dela. E isso é tão ou mais importante do que saber as cores secundárias. É preciso ter muita paciência para entender as ideias montessorianas de que a criança escolhe o que vai aprender, que ela mesma vai se saciar de uma informação, no tempo dela, e vai buscar outra por conta própria

Bia ainda está tão fascinada com essa capacidade de manipular líquidos. Com o fato de que o líquido se adapta aos formatos dos recipientes. Com a sua própria coordenação motora. Que simplesmente repete essa atividade diversas vezes e deixa as cores ficarem em segundo plano. Mas não pense que ela não entendeu a lição.

Certamente, das outras vezes que formos fazer a mesma experiência, ou talvez com outros materiais, como a massa de modelar ao invés do líquido, provavelmente, ela terá bases para supor o que vai acontecer ao misturar as cores. E é assim que o conhecimento se acomoda na nossa cabecinha. Muitas vezes, precisamos de várias experiências semelhantes para ligar os pontos, para as coisas começarem a fazer sentido, para testarmos todas as hipóteses.

Então, não se preocupe, pode repetir a mesma brincadeira várias e várias e várias vezes. Enquanto a criança topar fazê-la, será proveitoso.

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