Procurando dentro do blog

sábado, 5 de março de 2016

Conte e Reconte

Olá, gente,
fazia um bom tempo que não colocava uma dica de livro infantil, então, resolvi colocar hoje a nossa nova paixão, o Conte e Reconte da editora Publifolhinha.

Esse livro é um barato. Ele é estruturado para que cada página seja dividida em três, separando o personagem em cabeça, tronco e pernas. Além disso, traz um pequeno poema narrativo em cada página. No livro da Bia, que é de animais, o autor se esforça para usar palavras que comecem com a mesma letra e para rimar. Por causa disso, em poucas leituras, você e a criança já decoram os versinhos. 

Exemplo:
Pepino, o papagaio pirata,
prepara-se com o pessoal das pernas de pau
e parte para um perigoso passeio

Depois, a brincadeira é misturar cabeças, pernas e histórias, trocando as páginas e imaginando novas possibilidades. Bem divertido. Os pequenos adoram. E é um bom exercício de imaginação para os pais também.

A coleção traz quatro diferentes opções: Animais, Meninos, Meninas e Monstros. 

Quem me conhece sabe que não vejo a necessidade de fazer uma distinção de gênero tão cedo. Não vi os livros, mas, pelas capas, pode-se prever que o de meninos tem piratas e cowboys e o de meninas princesas, sereias e fadas. Não pretendo incentivar esses papéis tão deterministas em minha filha, se ela quiser se identificar com cowboys e piratas, vai ser o máximo também. De modo que não faço questão de comprar um livro que a ensine a querer ser apenas uma fada. 

Porém, verdade seja dita, os pais buscam por essa diferenciação, portanto, entendo a escolha da editora em produzir livros assim. A Bia tem o de animais e o livro me agradou por demais. Foi baratinho: R$22,00 na livraria Leitura. E, como ela adora bichos, acrescentou palavras novas ao seu já extenso (para uma menina de quase dois anos) vocabulário. Embora ainda sinta certa dificuldade na hora de misturar as histórias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário