Procurando dentro do blog

quinta-feira, 31 de março de 2016

Adivinha Quanto Eu Te Amo

Oi gente,
faz bastante tempo que não posto uma dica de literatura infantil, então, hoje resolvi trazer um livro que está em todas as listas de sugestões de livros para crianças pequenas: Adivinha o quanto eu te amo.

Esse livrinho já tem mais de vinte anos no mercado e se tornou um clássico. Não é para menos. É um trabalho belíssimo. Tanto o texto do irlandês Sam McBratney quanto as ilustrações de Anita Jeram são de uma delicadeza e de uma qualidade invejáveis.

O livro conta um diálogo entre o Coelho Pai e o Coelhinho no momento que antecede a hora de dormir. O Coelhinho vai tentar mensurar fisicamente o quanto ama seu pai. E o Coelho pai, por ser maior, usando os mesmos exemplos do coelhinho, vai sempre dizer que ama ainda mais o filho. 

A temática parece simples e é, porém, do ponto de vista infantil, o livro trata de questões bastante peculiares da fase. Por exemplo, a tentativa de lidar com as emoções e mensurá-las. Crianças pequenas ainda estão descobrindo as emoções e nem sempre sabem lidar com elas, qualquer tentativa de verbalizá-las é válida.

Além disso, podemos citar a questão da admiração que os pequeninos têm pelos pais. Que criança não vai se identificar com esse pai incrível que faz coisas que ela não consegue fazer? 

Acho que o livro é uma excelente opção para a hora de dormir. É uma história tranquila. Fala de sentimentos. Uma ótima maneira de falar para criança de amor e do quanto ela é amada.

Esse foi um dos livros que sugeri no post sobre presentes de aniversário para crianças pequenas. A tia Ana leu e deu para a Bia. Assim como os outros da lista. Estamos encantados (obrigada, tia). Com tanto tempo de mercado, o livro tem várias versões. Essa que recebemos é maravilhosa, do tamanho das mãos da criança (os pequenos têm dificuldades motoras com livros grandes demais o que pode provocar acidentes e rasgos) e cartonado, ou seja, folhas duras. Isso facilita demais o manuseio e a conservação do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário