Procurando dentro do blog

domingo, 26 de maio de 2013

Soul Love - À noite o céu é perfeito

Terminei de ler esse livro aí do lado nesse exato momento. Não esperava muita coisa de um título breguinha como esse, mas até que me surpreendeu...

Lynda Waterhouse tem uma narrativa clara e coesa com a realidade do jovem. Ela me lembra eu mesma. O que, sem falsa modéstia, achei uma coisa boa. Jenna, a personagem principal, é uma adolescente com toda a bagagem chata de rebeldia que só alguém dessa faixa etária poderia ter. Enfim, a personagem me convenceu e a história me convenceu.

Jenna causou problemas na escola e a mãe, cansada de enfrentar sua rebeldia, a manda passar um tempo com a tia alternativa. Na casa dessa tia, Jenna percebe que ser adulto não significa necessariamente crescer. Diante dessa tia meio irresponsável, ela se vê tendo de tomar decisões e ser a pessoa sensata da casa. Adorei essa parte. Não sei se minhas experiências pessoais interferem nesse caso (provavelmente sim já que escolhi amadurecer muito cedo), mas acho que ser adulto, muito mais do que uma questão de idade, é uma escolha. Claro que o fator tempo é preponderante, mas apenas como elemento natural do amadurecimento, não enquanto questão sine qua non.

Voltando a Jenna, na pequena cidade da tia, ela faz novos amigos e conhece Gabe, lindo e misterioso. Ao lado dele, a insuportável Cléo que não o deixa nunca. A relação deles é uma amorzinho fofo. Permeado de quase e talvez e agora não. Jenna cria coragem e revela seu segredo. Gabe também revela o seu. E é um segredo imenso. 

Bom, é bonito ver como Jenna cresce. Suas dúvidas são tão comuns e tão profundas. E aí, de repente, ela entende que o mundo é bem maior que a cabeça de uma adolescente e que contos de fada não existem. Não posso revelar muito mais do livro, seria dar spoiler. E o choque de algumas revelações é necessário para que a história tenho o clima certo. Eu recomendo.

Gostei principalmente da ponte bem-feita que a autora constrói entre o mundo adulto dos problemas intransponíveis e o universo adolescente da tempestade em copo de água. A vida não é um paraíso, mas pode ser muito boa. Acho que Jenna aprende essa lição com aqueles que estão ao seu redor. Interessante é que o livro termina sem dar várias explicações, o livro termina com um começo, um novo começo, mesmo assim, não se pode dizer que não existe uma parte da história que não tenha acabado. 

Ficou curioso?
Vai ler, oras...

2 comentários:

  1. Priscila onde posso encontrar este livro? fiquei muito interessado em ler.abraços :)

    ResponderExcluir
  2. O meu exemplar eu comprei num site chamado estante virtual que vende livros usados.

    ResponderExcluir