Procurando dentro do blog

sexta-feira, 31 de maio de 2013

O livro do amanhã

E eu que imaginava não dar conta dos oito livros desse mês, ontem, consegui terminar o nono. Verdade que precisei de uma mudança estratégica. Deixei um pouco de lado Os cem melhores contos brasileiros do século, caso contrário, não teria dado tempo mesmo. O livro é grande e intenso e ficou claro que preciso usar de parcimônia para enfrentá-lo e bater minhas metas. Mas, não se preocupem, eu não desisti dele não. Já está aqui do lado da minha cama novamente. Ainda hoje enfrento mais uma fase do danado.

Bem, o livro de hoje foi indicação da Bruna e se chama O livro do amanhã. A autora Cecelia Ahern é uma irlandesa que escreveu também o Best Seller P.S. Eu te amo. Na história, encontramos Tamara, uma adolescente de dezesseis anos insuportável, mas pelo menos, ela sabe que é insuportável, o que já é uma vantagem. A moça era riquíssima, porém, de repente, o pai se suicida por causa de dívidas e ela se vê jogada junto com a mãe meio maluca na casa de tios no interior.

A vida para uma menina da cidade num cafundó pode ser muito entediante. Principalmente, com uma tia com mania de limpeza. Uma mulher que está em todos os lugares, querendo saber exatamente o que acontece. Enfim, uma tia para lá de esquisita. O temperamento de Tamara vai confrontá-la direto. Mas, essa mulher não é nem de longe a coisa mais esquisita da história. Tamara encontra na biblioteca itinerante um livro com páginas todas em branco. Este livro, ela vai descobrir, é o seu diário em que, magicamente, aparece sempre escrito o dia de amanhã. Bom, esse tipo de coisa, com certeza, acaba com o tédio.

Eu pensei que o livro fosse falar sobre mudança de perspectiva. De tentar mudar o futuro e ser uma pessoa melhor. De certa forma isso acontece também, mas em menor escala. Na verdade, trata-se de um livro de mistério, um livro sobre o passado e não sobre o futuro. Realmente, há uma trama no passado de Tamara que precisa ser desvendada. Não cabe a mim dizer muito sobre ela, se interessou? Vá ler.

Para mim, foi um livro quatro estrelas. A escrita de Cecelia é agradável, a premissa é interessante, só não me interessei muito sobre o mistério. Porém, talvez mais porque eu não goste tanto desse gênero. Enfim, eu estava imaginando um chick-lit e me veio uma Agatha Christie. Nunca é muito bom quando rola uma quebra de expectativa dessa natureza.

2 comentários:

  1. ebaaa! indicação minha! minha! Olha meu nome ai!
    adorei...
    valeu Priscila!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é porque vc é chique e tem cadeira cativa aqui no blog!

      Excluir